O cancro mole, também conhecido como úlcera mole, é uma Infe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299374 Enfermagem
O cancro mole, também conhecido como úlcera mole, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. É uma IST relativamente rara, mas pode causar lesões genitais dolorosas e desconfortáveis em homens e mulheres. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os sintomas do cancro mole geralmente incluem o aparecimento de úlceras dolorosas e abertas nos órgãos genitais ou na área anal. Essas úlceras tendem a ser macias, com bordas bem definidas e fundo purulento. Pode haver aumento dos gânglios linfáticos na região afetada.
( ) O diagnóstico é geralmente feito por um profissional de saúde com base nos sintomas clínicos e em testes de laboratório, como cultura de amostras das úlceras ou testes de reação em cadeia da polimerase (PCR).
( ) O período de incubação do cancro mole é geralmente de 10 a 20 dias após a exposição ao agente infeccioso.
( ) O cancro mole pode ser tratado com antibióticos, exceto com azitromicina ou ceftriaxona. O tratamento é eficaz e geralmente resulta na resolução das úlceras em poucas semanas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O cancro mole é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi que provoca feridas genitais dolorosas.

I- Verdadeira- Os sintomas começam entre 3 e 7 dias depois da infecção. Bolhas pequenas e dolorosas surgem nos genitais ou ao redor do ânus e rompem-se rapidamente para formar ulcerações superficiais, abertas, com bordas irregulares. Essas ulcerações podem aumentar e se juntar. Às vezes, essas ulcerações se aprofundam e danificam outros tecidos..

II- Verdadeira- O diagnóstico é geralmente feito por um profissional de saúde com base nos sintomas clínicos e em testes de laboratório. Os médicos suspeitam de cancro mole em pessoas com uma ou mais feridas genitais dolorosas (úlceras) sem causa óbvia, especialmente se estão ou estiveram em regiões do mundo onde a infecção é comum. Geralmente, os médicos retiram uma amostra de pus ou líquido de uma ulceração e a enviam a um laboratório para ser cultivada.

III- Falsa- A alternativa propõe que o período de incubação do cancro mole é geralmente de 10 a 20 dias após a exposição ao agente infeccioso, estando incorreta, os sintomas começam entre 3 e 7 dias depois da infecção.

IV- Falsa-   A alternativa propõe que o  cancro mole pode ser tratado com antibióticos, exceto com azitromicina ou ceftriaxona. O tratamento é eficaz e geralmente resulta na resolução das úlceras em poucas semanas, estando incorreta, vários antibióticos, administrados por via oral ou como injeção, são eficazes contra o cancro mole. Podem ser usados os seguintes: Ceftriaxona em uma única injeção no músculo. Azitromicina, ciprofloxacino ou eritromicina tomados por via oral em uma única dose. 

Gabarito: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

as duas primeiras afirmativas corretas

O período de incubação é De 3 a 5 dias, podendo atingir 14 dias.

Período de transmissibilidade: Sem tratamento, semanas ou meses (enquanto durarem as lesões). Com antibioticoterapia, 1 a 2 semanas.

tratamento: Azitromicina, 1g, VO, dose única; sulfametoxazol, 800mg + trimetoprim, 160mg, VO, de 12/12 horas, por 10 dias ou até a cura clínica; tianfenicol, 5g, VO, em dose única ou 500mg de 8/8 horas; estereato de eritromicina, 500mg, VO, de 6/6 horas, por, no mínimo, 10 dias ou até a cura clínica; tetraciclina, 500mg, VO, de 6/6 horas, por, no mínimo, 10 dias.

Para explicar essa questão, é importante analisar cada assertiva individualmente: 1. Os sintomas do cancro mole incluem úlceras genitais ou anais dolorosas, que são macias ao toque, têm bordas bem definidas e um fundo purulento. Além disso, pode ocorrer o aumento dos gânglios linfáticos. Portanto, essa assertiva é verdadeira. 2. O diagnóstico do cancro mole é feito por um profissional de saúde e pode envolver tanto a avaliação clínica dos sintomas quanto testes laboratoriais, como a cultura de amostras das úlceras ou o uso de testes de reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificar o DNA da bactéria Haemophilus ducreyi. Logo, essa assertiva também é verdadeira. 3. O período de incubação do cancro mole é, na verdade, curto, variando de 1 a 4 dias, e não de 10 a 20 dias como mencionado na assertiva. Portanto, essa informação é falsa. 4. O tratamento do cancro mole é feito com antibióticos, mas a azitromicina e a ceftriaxona estão entre as opções recomendadas para o tratamento, e não são exceções. Por isso, essa assertiva é falsa, pois sugere incorretamente que tais antibióticos não seriam usados. Dado que as assertivas devem ser marcadas como verdadeiras ou falsas, a sequência correta, de acordo com a análise, é V – V – F – F, o que corresponde à alternativa A.

Achei que a borda da ferida fosse irregular, com contornos eritemato-edematosos. Diferenciando da ferida do cancro duro (sífilis) que é com borda regular. Alguém sabe se essa questão está certa?

Eu discordo das borgas regulares

bordas irregulares

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo