buffer que armazena a saída de dados para um dispositivo, co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Spooling.
Para compreender a alternativa correta, é fundamental entender o conceito de spooling em arquitetura de computadores. O termo spooling refere-se a um processo de gerenciamento de dados onde as informações são temporariamente coletadas e armazenadas em um buffer antes de serem enviadas a um dispositivo, como uma impressora. Isso é especialmente importante quando o dispositivo não pode processar os dados imediatamente ou se opera em uma velocidade menor do que a velocidade do processo que está gerando esses dados.
Esse mecanismo permite que os programas que enviam os dados continuem suas operações sem ter que esperar pela impressora (ou outro dispositivo de saída) para terminar de imprimir. É como se o spooling coordenasse uma fila de espera, garantindo que o fluxo de dados seja contínuo e eficiente, mesmo que o dispositivo de saída opere de maneira mais lenta.
As demais opções não se referem ao conceito em questão:
- Dispatcher está mais relacionado ao gerenciamento e escalonamento de processos em um sistema operacional.
- Trap, no contexto de sistemas computacionais, geralmente se refere a uma interrupção ou exceção gerada por erros ou eventos específicos.
- Swap é um conceito relacionado à memória virtual, onde páginas ou segmentos de memória são transferidos entre a RAM e o espaço de swap em um disco.
Portanto, a alternativa C - Spooling é a correta, pois reflete exatamente a função descrita na questão, que é a de um buffer que armazena saída de dados para dispositivos, mantendo o fluxo contínuo de informações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1-Dispatcher: Realiza o CHAVEAMENTO DE CONTEXTO, que deixará o processador carregar os registradores para o próximo processo ser executado. FALSO
2-Trap: Interrupção feita pelo software.FALSO
3-Spooling (Simultanious Peripherau Operaction Onlinne): Técnica de colocar jobs em buffer. Útil para dado ficar armazenado enquanto um dispositivo lento é carregado. O exemplo mais comum para Spooling é o de espera para impressão. VERDADEIRO
4-Swap: Normalmente utilizado na computação como área de troca, que permite a utilização de mais memória do que a existente fisicamente, para tal, utiliza a memória secundária (HD). FALSO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo