Quanto ao esquema para profilaxia da raiva humana pós-expos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068045 Veterinária
Quanto ao esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição indicado em casos de exposição, contidas NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a incorreta nesta questão.

O tema central da questão aborda a profilaxia da raiva humana pós-exposição, conforme indicado na NOTA TÉCNICA Nº 8/2022. A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central e é transmitida através da saliva de animais infectados, geralmente por mordidas. A profilaxia pós-exposição é crucial para prevenir a manifestação da doença em pessoas expostas ao vírus.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Lambedura em pele íntegra por bovino suspeito: não indicar profilaxia da raiva humana pós-exposição.

Esta é uma afirmação correta. A lambedura em pele íntegra não é considerada uma exposição de risco para raiva, uma vez que a pele intacta é uma barreira eficaz contra o vírus.

B - Ferimentos múltiplos e extensos em panturrilha por mordedura de gambá: iniciar profilaxia da raiva humana pós-exposição com vacina antirrábica e soro antirrábico ou imunoglobulina humana antirrábica.

Esta alternativa está correta. Mordidas de animais silvestres, como gambás, especialmente quando há múltiplos ferimentos, representam um risco significativo de transmissão da raiva, e a profilaxia com vacina e soro/imunoglobulina é indicada.

C - Ferimento superficial em ombro por arranhadura de morcego: não indicar profilaxia da raiva humana pós-exposição.

Esta é a alternativa incorreta. Mordidas ou arranhões de morcegos, mesmo superficiais, são uma preocupação devido à alta prevalência de raiva nesses animais. Portanto, a profilaxia é indicada neste caso.

D - Ferimento único em mucosa oral por mordedura de cão não passível de observação: iniciar profilaxia da raiva humana pós-exposição com vacina antirrábica e soro antirrábico ou imunoglobulina humana antirrábica.

Essa alternativa está correta. Ferimentos em mucosas têm maior risco de infecção, e quando o animal agressor não pode ser observado, a profilaxia deve ser iniciada para prevenir a raiva.

A compreensão correta das diretrizes para a profilaxia da raiva é fundamental para a saúde pública, garantindo a segurança dos indivíduos expostos e prevenindo a manifestação da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

para os morcegos e outros mamíferos silvestres, o acidente é sempre classificado como grave! por isso a conduta médica é a mais rigorosa.

eu não entendi essa pergunta

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo