Quando as pericoronarites se encontram em fase inicial, as ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Amoxicilina 500mg a cada 8h + Metronidazol 250mg a cada 8h.
Vamos entender o tema da questão em profundidade para que você possa aplicar esse conhecimento em outras situações. As pericoronarites são infecções que ocorrem em torno de um dente em erupção, frequentemente o terceiro molar ou dente do siso. Elas podem começar de forma leve, mas quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para quadros mais graves, com disseminação da infecção e sintomas sistêmicos, como febre e linfadenite.
O tratamento inicial dessas infecções geralmente envolve medidas locais, mas quando a infecção se agrava, a administração sistêmica de antibióticos é necessária. A combinação de Amoxicilina e Metronidazol é recomendada devido à sua eficácia contra bactérias anaeróbias e aeróbias que podem estar envolvidas na infecção odontogênica.
Justificando a alternativa correta:
B - Amoxicilina 500mg a cada 8h + Metronidazol 250mg a cada 8h: Esta combinação é adequada pois a amoxicilina é um antibiótico de amplo espectro eficaz contra muitas bactérias aeróbicas, enquanto o metronidazol é eficaz contra anaeróbios. A dosagem indicada é suficiente para cobrir o espectro de microrganismos normalmente encontrados em infecções odontogênicas, garantindo um tratamento adequado.
Analisando as alternativas incorretas:
A - Amoxicilina 500mg a cada 8h + Metronidazol 250mg a cada 12h: A frequência de administração do metronidazol nesta alternativa não é suficiente para manter níveis eficazes do medicamento no sangue, comprometendo o tratamento.
C - Cefalexina 500mg a cada 6h + Metronidazol 250mg a cada 8h: Embora a Cefalexina seja um antibiótico eficaz, a combinação com Metronidazol é menos convencional para infecções odontogênicas, pois a Amoxicilina oferece um espectro mais abrangente para este tipo de infecção.
D - Cefalexina 500mg a cada 12h + Metronidazol 250mg a cada 12h: Além da combinação menos indicada, a frequência de administração da Cefalexina não é a ideal para infecções mais severas, reduzindo a eficácia do tratamento.
É importante sempre personalizar o tratamento antibiótico com base na condição clínica individual do paciente e em considerações locais, como resistência bacteriana.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nesse caso a posologia do metronidazol de 250 mg é 8h/8h e o de 400mg 12 em 12.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo