Os cimentos de ionômero de vidro surgiram dos estudos pione...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar essa questão sobre cimentos de ionômero de vidro (CIV), materiais amplamente utilizados na odontologia. O enunciado nos pede para identificar a alternativa incorreta sobre as características dos cimentos de ionômero de vidro convencionais.
A alternativa D - "Baixa umidade inicial" - é a incorreta. Isso porque os cimentos de ionômero de vidro apresentam, na verdade, bastante sensibilidade à umidade nas fases iniciais após sua mistura. Essa sensibilidade influencia significativamente suas propriedades mecânicas e adesivas. Portanto, eles não são caracterizados por baixa umidade inicial, mas sim por uma necessidade de controle da umidade para um desempenho ideal.
Vamos agora examinar as outras alternativas para entender por que elas estão corretas no contexto de cimentos de ionômero de vidro convencionais:
A - "Tempo de reação de geleificação prolongado": Esta afirmação é verdadeira. Os cimentos de ionômero de vidro convencionais têm um tempo de reação mais longo, o que pode ser uma limitação em algumas situações clínicas.
B - "Baixa resistência compressão": Esta também é uma característica verdadeira dos cimentos de ionômero de vidro convencionais. Eles geralmente apresentam resistência compressiva menor quando comparados a outros materiais restauradores.
C - "Baixa resistência à tração": Similarmente, os cimentos de ionômero de vidro convencionais possuem baixa resistência à tração, o que pode limitar seu uso em áreas de alta exigência mecânica.
Para interpretar corretamente questões como essa, é importante conhecer as propriedades básicas dos materiais dentários usados na prática clínica. Isso inclui entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de material, como os cimentos de ionômero de vidro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CIV - desvantagens: baixa resistência coesiva e compressiva ao desgaste e à tração, baixa tenacidade à fratura, durabilidade limitada, alta solubilidade inicial e risco de perda de incorporação de água que podem resultar em alterações dimensionais.
Vantagens dos CIV modificados por resinas:
− Características de endurecimento melhoradas.
− Maior tempo de trabalho.
− Controle sobre a presa do material.
− Alta resistência total.
− Maior resistência total.
− Melhor estética inicial.
A.Tempo de reação de geleificação prolongado
- Correto. O CIV convencional possui um tempo de reação de geleificação (endurecimento inicial) relativamente prolongado em comparação com outros materiais dentários.
B. Baixa resistência compressão
- Correto. Embora o CIV tenha melhorado ao longo dos anos, os cimentos convencionais ainda apresentam resistência à compressão menor comparada a alguns outros cimentos dentários.
C. Baixa resistência à tração
- Correto. Os cimentos de ionômero de vidro convencionais têm uma resistência à tração relativamente baixa, o que limita seu uso em algumas aplicações clínicas.
D. Baixa umidade inicial
- Incorreto. Na verdade, uma das limitações dos cimentos de ionômero de vidro convencionais é a **alta sensibilidade à umidade inicial**. Eles são suscetíveis à perda de água durante a fase inicial de endurecimento, o que pode comprometer suas propriedades mecânicas e adesivas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo