A doença periodontal é uma condição inflamatória das estrut...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884992 Odontologia

A doença periodontal é uma condição inflamatória das estruturas de proteção e inserção dos dentes, representando uma das causas mais consistentes de perda dentária em adultos e a forma mais prevalente de patologia óssea em humanos. As doenças gengivais e periodontais têm afligido a espécie humana desde os primórdios da história. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A doença periodontal deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante os fatores genéticos.

( ) Os principais fatores de risco são: fatores culturais e sócio econômicos, diabetes, fumo, ausência de controle de placa, imunodepressão e stress.

( ) A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supra gengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa. Constitui-se em um processo inflamatório que deve ser prevenido e tratado.

( ) A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido conjuntivo, consequência da agressão promovida pela placa bacteriana subgengival. A periodontite crônica é de evolução lenta, onde a perda de inserção está associada aos fatores imunológicos, sendo o tipo mais raro. A periodontite agressiva é muito comum e, com rápida progressão levando à alta morbidade e mortalidade dental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - F, V, V, F.

Vamos analisar cada afirmativa para entender por que essa sequência é a correta:

1ª Afirmativa: "A doença periodontal deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante os fatores genéticos."

Essa afirmativa é Falsa. A doença periodontal realmente envolve um desequilíbrio entre agressão e defesa, mas o principal determinante não são os fatores genéticos. Embora os fatores genéticos possam influenciar, o que mais contribui para a periodontite são as condições locais, como a presença de placa bacteriana e fatores associados ao estilo de vida, como o fumo e o controle da higiene oral.

2ª Afirmativa: "Os principais fatores de risco são: fatores culturais e socioeconômicos, diabetes, fumo, ausência de controle de placa, imunodepressão e stress."

Essa afirmativa é Verdadeira. Todos os fatores mencionados são reconhecidos como influentes no desenvolvimento ou agravamento da doença periodontal. Eles afetam a capacidade dos tecidos periodontais de resistirem à infecção bacteriana e de se recuperarem de inflamações.

3ª Afirmativa: "A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supragengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa. Constitui-se em um processo inflamatório que deve ser prevenido e tratado."

Essa afirmativa é Verdadeira. A gengivite é um processo inflamatório que ocorre principalmente devido ao acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, especialmente na região supragengival. O tratamento e prevenção são essenciais para evitar sua progressão para periodontite.

4ª Afirmativa: "A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido conjuntivo, consequência da agressão promovida pela placa bacteriana subgengival. A periodontite crônica é de evolução lenta, onde a perda de inserção está associada aos fatores imunológicos, sendo o tipo mais raro. A periodontite agressiva é muito comum e, com rápida progressão levando à alta morbidade e mortalidade dental."

Essa afirmativa é Falsa. A periodontite crônica é na verdade a forma mais comum de periodontite, e sua progressão é geralmente lenta. Já a periodontite agressiva é menos comum, mas quando ocorre, progride rapidamente. Isso faz com que a descrição da frequência e progressão dessas condições na afirmação esteja invertida.

Espero que esta explicação tenha sido clara e tenha ajudado a entender o raciocínio por trás de cada alternativa. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - F, V, V, F. A doença periodontal é resultado de um desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, mas não é influenciada apenas por fatores genéticos, como afirmado na primeira alternativa. Os principais fatores de risco são fatores culturais e socioeconômicos, diabetes, fumo, ausência de controle de placa, imunodepressão e stress, como afirmado na segunda alternativa. A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supra gengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa, e deve ser prevenida e tratada, como afirmado na terceira alternativa. A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido conjuntivo, consequência da agressão promovida pela placa bacteriana subgengival, como afirmado na quarta alternativa. A periodontite crônica é de evolução lenta e está associada aos fatores imunológicos, sendo o tipo mais comum, enquanto a periodontite agressiva é menos comum, mas tem rápida progressão e pode levar à alta morbidade e mortalidade dental, mas não é o tipo mais comum, como afirmado na quarta alternativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo