A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Enfermeiro |
Q3079845 Enfermagem
A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade, além de gerar altos custos com internação. De acordo com os conceitos e orientações do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), a respeito da sepse e choque séptico é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a sepse e o choque séptico, condições críticas de saúde altamente prevalentes em ambientes hospitalares. Para responder corretamente, é necessário compreender os conceitos de sepse, choque séptico e as diretrizes do manejo dessas condições, conforme orientações do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).

Alternativa Correta: C - O choque séptico é a sepse que evoluiu com hipotensão não corrigida com reposição volêmica (PAM ≤65 mmHg), de forma independente de alterações de lactato.

Justificativa: A alternativa C é considerada correta porque descreve adequadamente o conceito de choque séptico. Este é definido como um estágio mais grave da sepse, onde a pressão arterial média (PAM) permanece ≤65 mmHg mesmo após tentativas de reposição de fluidos, indicando falência circulatória. Além disso, o diagnóstico pode ser independente do nível de lactato, embora níveis elevados muitas vezes indiquem pior prognóstico.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A definição apresentada na alternativa A está incorreta. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) é identificada pela presença de pelo menos dois sinais como: frequência cardíaca superior a 90 bpm e PaCO2 inferior a 32 mmHg, entre outros critérios. A alternativa cita valores invertidos.

B - Esta alternativa está incorreta porque a sepse envolve uma infecção suspeita ou confirmada com disfunção orgânica, que ocorre devido à resposta desregulada do organismo à infecção, o que não é mencionado corretamente na descrição.

D - É incorreto afirmar que a intubação deve ser postergada em pacientes sépticos. Na realidade, em casos de insuficiência respiratória aguda e hipoperfusão tecidual, a intubação orotraqueal é frequentemente necessária para estabilizar o paciente, mesmo com o risco de pneumonia associada à ventilação (PAV).

E - A afirmação é imprecisa porque a identificação de sepse deve ser seguidamente acompanhada pela implementação imediata de protocolos clínicos, e não depende apenas da decisão da equipe médica. A enfermagem desempenha um papel crucial na identificação, mas o seguimento do protocolo é mandatário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sepse É UMA DISFUNÇÃO ORGÂNICA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo