O plasma de uma doadora de sangue multípara é um fator de r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686267 Medicina
Em razão de um crescente conhecimento acerca de sua patogênese, as reações transfusionais pulmonares estão chamando a atenção como complicações médicas potencialmente evitáveis, entre as quais se citam a lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) e a sobrecarga circulatória associada à transfusão (TACO).


Considerando esse assunto clínico, julgue os itens a seguir. 
O plasma de uma doadora de sangue multípara é um fator de risco bem estabelecido para TRALI em razão da aloimunização relacionada à gravidez (ou seja, desenvolvimento de anticorpos antileucocitários).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. A aloimunização relacionada à gravidez, que é o desenvolvimento de anticorpos antileucocitários, pode ocorrer quando uma mulher tem múltiplas gestações (é multípara). Esse processo pode levar a uma reação à transfusão de sangue conhecida como lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI). Assim, o plasma de uma doadora de sangue multípara é um fator de risco bem estabelecido para TRALI. A afirmação está portanto correta porque reflete o entendimento atual e aceito pela comunidade médica em relação à patogênese do TRALI.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo