Sobre a dinâmica de transmissão do vírus da Febre Amarela, ...
( ) No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados; diferente do ciclo silvestre, em que os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. ( ) Apenas as fêmeas transmitem o vírus, pois o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico. Nos mosquitos Aedes aegypti não há transmissão do vírus de forma vertical, motivo pelo qual não há registro do ciclo urbano no Brasil desde 1942. ( ) Nas últimas décadas, a combinação progressiva de vários fatores tem contribuído para reduzir gradativamente a sobreposição dos ecossistemas (silvestre e antrópico), distanciando o ciclo silvestre da febre amarela (por Haemagogus sp.) e o território onde vivem as espécies sinantrópicas, o que dificulta as infecções humanas e reduz a chance do ressurgimento da transmissão urbana por Aedes aegypti.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Vamos explorar cada afirmativa para entender o motivo.
Primeira afirmativa:
Esta afirmativa descreve corretamente a diferença entre os ciclos urbano e silvestre da febre amarela. No ciclo urbano, o vetor principal é o Aedes aegypti, enquanto no ciclo silvestre, são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que transmitem o vírus. Isso é Verdadeiro.
Segunda afirmativa:
A afirmação sobre a transmissão apenas pelas fêmeas dos mosquitos é correta, já que elas necessitam do sangue para a maturação dos ovos. Contudo, a afirmação de que não há transmissão vertical do vírus no Aedes aegypti está incorreta. Embora não seja a principal forma de transmissão, a transmissão vertical pode ocorrer. Além disso, a ausência do ciclo urbano no Brasil desde 1942 é verdadeira, mas não unicamente por esse motivo. Portanto, essa afirmativa é Falsa.
Terceira afirmativa:
Esta afirmativa está incorreta. A combinação de fatores como o desmatamento e a urbanização têm, na verdade, aumentado a sobreposição de ecossistemas, potencializando o contato entre humanos e o ciclo silvestre da febre amarela. Isso pode aumentar as infecções humanas e o risco de ressurgimento do ciclo urbano. Portanto, essa afirmativa é Falsa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Acredito que o erro está em dizer que a sobreposição dos ecossistemas está diminuindo e dificultando a infecção. O correto seria dizer que está aumentando, principalmente por conta dos desmatamentos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo