A etiologia das doenças pulpares pode ser microbiana, físic...
A etiologia das doenças pulpares pode ser microbiana, física e química, sendo que os agentes microbianos são os responsáveis pela maioria das afecções pulpares. Com base na afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As doenças da polpa podem ser inflamatórias como a esclerose pulpar ou degenerativa como a pulpite focal reversível.
( ) No diagnóstico das doenças da polpa, devemos avaliar a dor do paciente, através das seguintes situações: condição do aparecimento da dor: se é provocada ou espontânea; a duração da dor: se tem declínio rápido ou lento; a frequência da dor: se é intermitente ou contínua e a sede da dor: se localizada ou difusa. Para análise da dor, pode-se fazer uso dos testes clínicos: frio, calor, elétrico, de palpação e percussão.
( ) Na pulpite crônica hiperplásica o sintoma é a dor provocada, por exemplo, durante a mastigação ou ao toque. O sinal marcante é a presença de cárie profunda com exposição da câmara pulpar e a presença de um pólipo. Acomete especialmente em pacientes mais idosos.
( ) Na pulpite crônica ulcerativa o sintoma também é a dor provocada por toque ou na mastigação. O sinal, assim como na hiperplásica é a presença de cárie, com exposição pulpar com aspecto de uma úlcera. Diferentemente, esta ocorre em pacientes jovens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - F, V, F, F
Tema central: A questão aborda a etiologia das doenças pulpares, que podem ser causadas por fatores microbianos, físicos e químicos. Para resolvê-la, é necessário compreender as características das doenças pulpares e os métodos de diagnóstico, bem como identificar corretamente os tipos de pulpite.
Análise da Alternativa Correta (D):
A primeira afirmativa é Falsa: A esclerose pulpar não é uma doença inflamatória, mas sim uma alteração degenerativa, enquanto a pulpite focal reversível é uma inflamação leve que pode ser revertida. Portanto, a classificação é incorreta.
A segunda afirmativa é Verdadeira: Descreve de forma correta os métodos de diagnóstico das doenças da polpa, como a avaliação da dor por meio de testes clínicos (frio, calor, elétrico, palpação e percussão).
A terceira afirmativa é Falsa: A pulpite crônica hiperplásica geralmente acomete pacientes jovens, e não os mais idosos. Ela é caracterizada pela presença de um pólipo pulpar e cárie profunda com exposição da câmara pulpar.
A quarta afirmativa é Falsa: A descrição da pulpite crônica ulcerativa está incorreta. Ela não possui necessariamente um aspecto ulcerativo clássico e a questão não sugere corretamente suas características ou faixa etária típica.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - V, V, V, V: Está incorreta porque a primeira e terceira afirmativas são falsas.
B - V, V, F, F: Está incorreta porque começando com uma afirmativa verdadeira, mas a primeira é falsa.
C - F, V, V, V: Está incorreta porque a terceira afirmativa deve ser falsa, já que a pulpite crônica hiperplásica não ocorre principalmente em pacientes idosos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo