Os microrganismos desempenham um papel central na etiopatog...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Enterococcus compõe um grupo de bactérias Gram- positivas que são associadas a infecções endodônticas em odontologia. No entanto, essas espécies correspondem a uma porcentagem muito pequena da microbiota bacteriana inicial de dentes com polpas necróticas sem tratamento3. E. faecalis é freqüentemente encontrado em canais obturados , exibindo sinais de periodontite crônica apical4. Estudos in vitro5,6 demonstraram a capacidade do E. faecalis de penetrar nos túbulos dentinários, habilidade esta não demonstrada por todas as espécies bacterianas.
Independentemente do método de identificação bacteriana utilizado, Enterococcus faecalis tem sido a espécie mais prevalente em dentes com canal tratado, sendo encontrada em até 90% dos casos. É uma bactéria anaérobia estrita gram-positiva. Enterococcus faecalis é 9 vezes mais comum em canais tratados do que em infecções primárias. A resistência do E. faecalis ao hidróxido de cálcio está relacionada com o fato de essa espécie possuir uma bomba de prótons que reduz o pH intracitoplasmático por projetar prótons para dentro da célula, impedindo um aumento do pH interno que acarretaria em morte celular. Além disso, tem sido demonstrado que o E. faecalis pode invadir túbulos dentinários, onde pode se abrigar e resistir aos efeitos do preparo químico-mecânico e da irrigação. Essa espécie pode também estabelecer estratégias para sobreviver por longos períodos em locais com reduzida disponibilidade de nutrientes, como canais obturados, e proliferar novamente quando uma fonte sustentável de substrato for restabelecida.
Espécies de Streptococcus também são encontradas em grande prevalência e abundância em casos de lesão perirradicular pós-tratamento, sugerindo que possam exercer um papel importante no fracasso endodôntico.
Lopes e Siqueira 2020
Esforçando para lembrar que Enterococcus faecallis são bactérias anaérobias gram-positiva
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo