Leia os trechos a seguir a respeito da integração entre arte...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Prova:
FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá - MT - Professor - Artes e Educação Artística |
Q754564
Educação Artística
Leia os trechos a seguir a respeito da integração entre arte e
tecnologias digitais.
I
“Na era das novas tecnologias da informação e da comunicação,
é a arte enquanto processo criativo que é interpelada.
Diferentemente das transformações anteriores, a ruptura afetou
não somente o nível da recepção das obras pelas novas ordens de
visão e de percepção propostas, mas agora ela interferiu nos
modos de sua produção, que afetaram inteiramente a noção de
obra de arte única e original”.
(OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. “Arte e tecnologia, uma nova relação?”
São Paulo: UNESP, 1997,)
II “A arte é acima de tudo comunicação, ou seja, um evento a ser vivido em diálogo com um sistema dotado de hardware e software e não mais com um objeto. A partilha com os participantes da experiência modifica a relação obra-espectador, pois não mais se trata de um público em atitudes contemplativas, mas de sujeitos/atuantes que recebem e transformam o proposto pelo artista, em ações e decisões que são respondidas por computadores. O espectador, que somente experimentava a dinâmica da obra nas etapas interpretativas de natureza mental, troca sua atitude por possibilidades que devem ser exploradas ao provocar um sistema”. (DOMINGUES, Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002) As afirmações a seguir caracterizam corretamente as novas possibilidades para o ensino de arte na escola abertas pela integração entre arte e tecnologias digitais, à exceção de uma. Assinale-a.
II “A arte é acima de tudo comunicação, ou seja, um evento a ser vivido em diálogo com um sistema dotado de hardware e software e não mais com um objeto. A partilha com os participantes da experiência modifica a relação obra-espectador, pois não mais se trata de um público em atitudes contemplativas, mas de sujeitos/atuantes que recebem e transformam o proposto pelo artista, em ações e decisões que são respondidas por computadores. O espectador, que somente experimentava a dinâmica da obra nas etapas interpretativas de natureza mental, troca sua atitude por possibilidades que devem ser exploradas ao provocar um sistema”. (DOMINGUES, Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002) As afirmações a seguir caracterizam corretamente as novas possibilidades para o ensino de arte na escola abertas pela integração entre arte e tecnologias digitais, à exceção de uma. Assinale-a.