Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens ...
A produção de açúcar, em Pernambuco, foi controlada pelos colonos batavos logo após o início do governo de Nassau. A Companhia de Comércio das Índias Ocidentais havia confiscado e vendido a holandeses e judeus os engenhos abandonados por proprietários que haviam fugido para Bahia e Rio de Janeiro. Tal controle da produção manteve-se até o início da insurreição restauradora, em 1645.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A afirmativa está errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não há que se falar em "confiscado e vendido a holandeses e judeus os engenhos abandonados por proprietários que haviam fugido para Bahia e Rio de Janeiro". Os holandeses financiaram a reconstrução dos engenhos, e atuaram de forma "pacifica", inclusive adotando a livre religião. Gabarito E.
Em primeiro lugar os Holandeses não compraram os engenhos,pois o que houve na realidade foi um empréstimo,em dinheiro, feito dos holandeses para os senhores de engenho,para que reestruturassem os engenhos.
Inssurreição pernambucana*
Acertei a questão através do trecho "INSSUREIÇÃO RESTAURADORA". Minha contribuição: A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo