Um homem de meia idade que faz uso abusivo de álcool está 1...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o diagnóstico diferencial de transtornos delirantes associados ao uso de substâncias, especificamente relacionados ao uso abusivo de álcool. Para resolver essa questão, é necessário ter um entendimento básico sobre como certas condições psiquiátricas se manifestam, especialmente aquelas que envolvem delírios ou crenças falsas e persistentes.
A alternativa correta é B - síndrome de Otello.
A síndrome de Otello, também conhecida como síndrome do ciúme patológico, é caracterizada por delírios de ciúme infundados e persistentes. No caso apresentado, o homem está convencido de que sua esposa o trai sem qualquer evidência, o que se encaixa perfeitamente na definição dessa síndrome. O uso abusivo de álcool pode exacerbar ou desencadear esses tipos de delírios.
Análise das alternativas incorretas:
A - Síndrome de Clerambeault: Trata-se de uma condição em que a pessoa acredita, de forma delirante, que outra pessoa está apaixonada por ela. Não se aplica ao ciúme ou à crença de infidelidade.
C - Síndrome de Capgras: Esta síndrome envolve a crença delirante de que uma pessoa próxima foi substituída por um impostor idêntico. Não tem relação com delírios de infidelidade.
D - Delírio sensitivo de relação de Kretschmer: Caracteriza-se por uma sensibilidade excessiva e delírios relacionados à percepção de ser desprezado ou rejeitado, mas não especificamente relacionados ao ciúme conjugal.
E - Delírio de interpretação de Sérieux e Capgras: Envolve uma interpretação delirante de eventos e percepções, mas não está relacionado ao contexto de ciúme conjugal ou infidelidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo