Na faixa etária dessa paciente (acima dos 30 anos de idade)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686280 Medicina
Uma paciente de 36 anos de idade procurou auxílio médico com lesão complexa em ovário esquerdo e ascite moderada à ultrassonografia, além de elevação da dosagem sérica do marcador CA-125. Foi levada a uma laparoscopia diagnóstica, sendo evidenciada a presença de carcinomatose peritoneal, “omental cake”, volumosa lesão sólido-cística ovariana à esquerda, pouco móvel e aderida ao retossigmoide e ovário contralateral de aspecto normal. Essa paciente foi submetida a uma ooforectomia esquerda e a uma biópsia de algumas das lesões peritoneais, sendo o achado consistente com um carcinoma seroso de ovário moderadamente diferenciado. Foi submetida a estadiamento radiológico, que não demonstrava focos de metástases a distância.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na faixa etária dessa paciente (acima dos 30 anos de idade), é esperada uma incidência maior de tumores da linhagem germinativa em vez de tumores da linhagem epitelial.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada. A maioria dos tumores de ovário são do tipo epitelial e são mais comumente encontrados em mulheres na faixa etária de 50 a 60 anos. Os tumores da linhagem germinativa, por outro lado, são mais comuns em mulheres mais jovens, geralmente abaixo dos 30 anos. Portanto, na faixa etária desta paciente (36 anos), seria mais provável encontrar um tumor da linhagem epitelial, como o carcinoma seroso de ovário que foi diagnosticado, e não um tumor da linhagem germinativa. Portanto, a afirmação de que "na faixa etária dessa paciente (acima dos 30 anos de idade), é esperada uma incidência maior de tumores da linhagem germinativa em vez de tumores da linhagem epitelial" está incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo