No que diz respeito aos atos de improbidade administrativa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q544385 Ética na Administração Pública
No que diz respeito aos atos de improbidade administrativa, julgue o  item  a seguir.


O dever de imparcialidade, quando violado por servidor público, configura prejuízo ao interesse público, passível de punição como ato de improbidade administrativa.



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Dentre os atos de improbidade administrativa elencados pela Lei 8.429/92, encontram-se aqueles tidos como violadores de princípios da Administração Pública. E, no bojo destes atos, a violação ao dever de imparcialidade constitui uma das possíveis causas de cometimento dos ilícitos, conforme se depreende, com clareza, do teor do art. 11, caput, do sobredito diploma legal, que abaixo transcrevo:

"Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:"

Em assim sendo, por expressa imposição legal, há que se considerar acertada a afirmativa ora comentada.


Gabarito do professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Achei confuso..  Art. 11, 8.429 - " Constitui ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA que atenta contra princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, IMPARCIALIDADE, legalidade, e lealdade..." 

Gab: E


VI. Improbidade administrativa por violação aos princípios da administração pública


A Lei n. 8.429/92 conceitua, no seu art. 11, como ato de improbidade aquele que atenta contra os princípios da administração publica qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

A improbidade administrativa decorrente da violação dos princípios da administração pública somente se caracteriza se houver dolo na conduta do agente público (dolo genérico), sob pena de se caracterizar responsabilidade objetiva do Estado.

Como citado anteriormente, a forma culposa somente é admitida no ato de improbidade administrativa relacionado à lesão ao erário (art. 10 da Lei n. 8.429/92), não sendo aplicável aos demais tipos (arts. 9º e 11 da Lei n. 8.429/92).

Assim para que seja configurada a prática de atos de improbidade administrativa por violação aos princípios da Administração Públicos é necessária a prova de conduta dolosa, visto que a mera irregularidade ou ilegalidade não caracteriza ato de improbidade.

Pressupondo a necessidade de consciência da ilicitude da conduta pelo administrador, a Lei de Improbidade Administrativa impõe a presença do elemento volitivo doloso para consecução do art. 11


http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-dolo-eventual-e-improbidade-administrativa-por-violacao-aos-principios-da-administracao-publica,44994.html
O dever de imparcialidade, quando violado por servidor público, configura prejuízo ao interesse público, passível de punição como ato de improbidade administrativa. ( Conforme nossos colegas esclareceram, tem que haver DOLO) gabarito: ERRADA

Mesmo com as opiniões dos colegas, precisamos de comentários do Professor! Vamos solicitar!

É verdade, dentre os tipos de Improbidade Administrativa, somente, o que Causar Prejuízo ao Erário admite a Culpa e o Dolo. Nos demais casos, só se for através da prática dolosa.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo