Como a paciente é jovem e o ovário contralateral estava nor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686281 Medicina
Uma paciente de 36 anos de idade procurou auxílio médico com lesão complexa em ovário esquerdo e ascite moderada à ultrassonografia, além de elevação da dosagem sérica do marcador CA-125. Foi levada a uma laparoscopia diagnóstica, sendo evidenciada a presença de carcinomatose peritoneal, “omental cake”, volumosa lesão sólido-cística ovariana à esquerda, pouco móvel e aderida ao retossigmoide e ovário contralateral de aspecto normal. Essa paciente foi submetida a uma ooforectomia esquerda e a uma biópsia de algumas das lesões peritoneais, sendo o achado consistente com um carcinoma seroso de ovário moderadamente diferenciado. Foi submetida a estadiamento radiológico, que não demonstrava focos de metástases a distância.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Como a paciente é jovem e o ovário contralateral estava normal na ocasião da laparoscopia diagnóstica, pode-se pensar em cirurgia com preservação de fertilidade para essa paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Errado

O tema central dessa questão é a avaliação de uma conduta médica adequada para o tratamento de uma paciente jovem com diagnóstico de carcinoma seroso de ovário. Para resolver a questão, é importante entender os princípios do manejo cirúrgico em casos de câncer de ovário, especialmente em pacientes jovens, e as implicações para a preservação da fertilidade.

Justificativa da Alternativa Correta: No cenário descrito, a paciente apresenta um carcinoma seroso de ovário com evidências de carcinomatose peritoneal e formação de "omental cake". Estes achados indicam um estágio avançado da doença, que geralmente requer um tratamento agressivo.

Embora o ovário contralateral esteja normal, a presença de carcinomatose peritoneal é um indicativo de que a doença já se espalhou localmente. Nesse contexto, uma cirurgia conservadora visando a preservação da fertilidade não é adequada. O tratamento padrão geralmente envolve cirurgia mais extensa, como histerectomia total com salpingo-ooforectomia bilateral e remoção de todas as massas tumorais visíveis, seguido de quimioterapia.

Por isso, a ideia de preservar a fertilidade mantendo o ovário contralateral não é apropriada, pois não garantiria o controle adequado da doença e potencialmente deixaria tecido neoplásico residual.

Análise da Alternativa Incorreta: A alternativa que sugere a possibilidade de cirurgia com preservação de fertilidade assume que a manutenção de um ovário normal é uma opção viável. No entanto, devido à extensão da doença, esta abordagem seria insuficiente para o tratamento oncológico efetivo.

Além disso, em casos de câncer de ovário avançado, a prioridade é garantir a sobrevivência da paciente e a eliminação do maior número possível de células cancerígenas. O conceito de preservar a fertilidade pode ser considerado em estágios muito iniciais ou em tipos específicos de tumores ovarianos, mas não quando a paciente apresenta carcinomatose.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada. Apesar da paciente ser jovem e o ovário contralateral estar normal durante a laparoscopia diagnóstica, a preservação da fertilidade pode não ser considerada no tratamento devido à presença de carcinomatose peritoneal e "omental cake". Estes são sinais de disseminação da doença no peritônio, o que sugere um estágio avançado do câncer. A preservação da fertilidade geralmente é considerada em pacientes com câncer de ovário em estágio inicial, onde a doença está limitada ao ovário. No entanto, em casos avançados, a remoção completa do tumor é prioritária para oferecer a melhor chance de controle da doença. Portanto, em casos como este, apesar da idade jovem e do desejo de preservar a fertilidade, a saúde da paciente e o controle da doença são as maiores prioridades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo