Para o desenrolar de um processo criminal, uma empresa de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448649 Noções de Informática
Para o desenrolar de um processo criminal, uma empresa de advocacia recebe um USB Flash (pendrive) de um de seus clientes. Para ter acesso aos arquivos de modo seguro, evitando arquivos maliciosos, o procedimento a ser feito é, inserir o pendrive na unidade USB e
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - escanear a unidade com um antivírus e abrir os arquivos.

Vamos entender o motivo pelo qual essa é a alternativa correta e as demais não são apropriadas.

Alternativa B - escanear a unidade com um antivírus e abrir os arquivos:

Quando recebemos um dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive, há sempre o risco de que ele contenha arquivos maliciosos ou vírus. A maneira mais segura de acessar os arquivos é, antes de mais nada, escanear o dispositivo com um antivírus. Esse procedimento visa identificar e eliminar possíveis ameaças antes de abrir qualquer arquivo. Após o escaneamento e a confirmação de que não há ameaças, pode-se abrir os arquivos de forma mais segura.

Justificativa das alternativas incorretas:

Alternativa A - não executar alguma ação:

Não executar nenhuma ação não resolve o problema, pois os arquivos maliciosos permanecem no pendrive e podem infectar o sistema assim que forem acessados. A omissão não proporciona qualquer segurança.

Alternativa C - abrir todos os arquivos ao mesmo tempo:

Abrir todos os arquivos ao mesmo tempo é uma prática extremamente perigosa, pois, se existir um arquivo malicioso, ele poderá comprometer o sistema. Sem escanear previamente os arquivos, você corre o risco de infectar o computador com vírus ou malware.

Alternativa D - anexar os arquivos ao Google Drive:

Anexar os arquivos ao Google Drive também não é uma boa prática, pois se houver arquivos maliciosos, eles podem se propagar para o armazenamento na nuvem, potencialmente infectando outros dispositivos que acessarem esses arquivos. Além disso, o Google Drive pode não detectar todos os tipos de ameaças.

Alternativa E - abrir os arquivos um por um:

Abrir os arquivos um por um sem antes escaneá-los com um antivírus é igualmente arriscado. Um único arquivo infectado pode comprometer a segurança do sistema. A sequência de abertura não garante proteção contra ameaças.

Conclusão:

Portanto, a melhor prática de segurança da informação ao lidar com um dispositivo externo é sempre utilizar um antivírus atualizado para escanear o dispositivo antes de abrir quaisquer arquivos. Isso reduz significativamente o risco de infecção por malware e protege os dados e sistemas envolvidos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na realidade, a partir do momento que você o coloca no seu computador, ele será infectado se o pendrive estiver com algum arquivo malicioso, então o melhor a se fazer seria baixá-lo em uma máquina virtual e colocá-lo para evitar, dessa forma, que seu PC seja infectado. No entanto, não há essa alternativa, logo a melhor opção seria escanear a unidade com um antivírus e depois abrir os arquivos ;)

Mas, caso apareça na sua prova, a melhor opção é instalá-lo em uma máquina virtual!

Sempre escolha a mais certa!

PENAL CEARÁ!

Cuida, Pai

Para reduzir o risco de infecção por malware através de dispositivos USB, é importante tomar precauções, como:

  1. Manter um software antivírus atualizado e em execução no seu computador.
  2. Escanear dispositivos USB em busca de malware antes de abrir arquivos ou executar programas.

gabarito b

Aquela questão para não zerar

Questão estranha, não necessariamente isso seria uma boa medida de segurança, como nosso colega Lucas pontuou, mas enfim, é a famosa "menos errada".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo