Essa paciente deve passar por consulta com médico geneticis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686282 Medicina
Uma paciente de 36 anos de idade procurou auxílio médico com lesão complexa em ovário esquerdo e ascite moderada à ultrassonografia, além de elevação da dosagem sérica do marcador CA-125. Foi levada a uma laparoscopia diagnóstica, sendo evidenciada a presença de carcinomatose peritoneal, “omental cake”, volumosa lesão sólido-cística ovariana à esquerda, pouco móvel e aderida ao retossigmoide e ovário contralateral de aspecto normal. Essa paciente foi submetida a uma ooforectomia esquerda e a uma biópsia de algumas das lesões peritoneais, sendo o achado consistente com um carcinoma seroso de ovário moderadamente diferenciado. Foi submetida a estadiamento radiológico, que não demonstrava focos de metástases a distância.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Essa paciente deve passar por consulta com médico geneticista, especialmente para avaliação dos genes BRCA-1 e BRCA-2, que representam fator de risco para neoplasias de mama e de ovário.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Essa questão aborda um aspecto importante do câncer de ovário e a associação com os genes BRCA-1 e BRCA-2. Esses genes são conhecidos por aumentarem o risco de neoplasias de mama e de ovário, sendo fundamentais no processo de avaliação genética em pacientes com diagnóstico de câncer de ovário.

A paciente descrita apresenta um carcinoma seroso de ovário moderadamente diferenciado, uma das formas mais comuns de câncer de ovário, frequentemente associado a mutações nos genes BRCA. A consulta com um médico geneticista é indicada para avaliar o risco genético, não apenas para a paciente, mas também para seus familiares, considerando que essas mutações podem ser hereditárias.

Justificativa da alternativa correta: A indicação de consulta com um médico geneticista é apropriada, especialmente para a investigação dos genes BRCA-1 e BRCA-2, uma vez que essas mutações podem influenciar o tratamento e o manejo do câncer de ovário. Além disso, o conhecimento de uma mutação nesses genes pode ter implicações para o rastreamento e a prevenção de câncer em outros membros da família.

Ao considerar a questão, é importante entender que a presença de carcinomatose peritoneal e “omental cake” são indicativos de disseminação do câncer dentro da cavidade abdominal, aumentando a necessidade de uma abordagem abrangente, que inclua a avaliação genética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. A paciente em questão possui uma série de sinais e sintomas que indicam a presença de um câncer de ovário, como a lesão complexa em ovário esquerdo, ascite moderada, elevação do marcador CA-125, presença de carcinomatose peritoneal, entre outros. Uma consulta com um médico geneticista seria pertinente para avaliar a presença de mutações nos genes BRCA-1 e BRCA-2, que são conhecidos por aumentar o risco de neoplasias de mama e de ovário. A identificação dessas mutações pode influenciar a escolha do tratamento, além de permitir que sejam tomadas medidas preventivas em relação a outros potenciais cânceres.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo