A cirurgia para esse paciente deve ser uma retossigmoidecto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686286 Medicina
Um paciente de 65 anos de idade, PS1, com histórico de perda de peso, anemia e emagrecimento, associados a alterações recentes do hábito intestinal, foi submetido a uma colonoscopia, sendo diagnosticada uma tumoração no sigmoide de 3 cm, a cerca de 30 cm da margem anal, com diagnóstico anatomopatológico compatível com adenocarcinoma de cólon moderadamente diferenciado. O estadiamento clínico inicial não apresentou evidências de metástases a distância.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A cirurgia para esse paciente deve ser uma retossigmoidectomia com linfadenectomia regional, com ligadura dos vasos na origem e anastomose primária.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa questão é TRUE (Verdadeiro). A cirurgia descrita é a abordagem cirúrgica padrão para o adenocarcinoma de cólon localizado no sigmóide. A retossigmoidectomia é uma operação para remover a parte do cólon conhecido como sigmóide e o reto. A linfadenectomia regional se refere à remoção dos linfonodos próximos ao tumor, pois eles são os primeiros lugares onde o câncer tende a se espalhar. A ligadura dos vasos na origem ajuda a garantir que toda a área afetada seja removida e a anastomose primária é a conexão do restante do cólon saudável ao reto remanescente, permitindo que o paciente mantenha a função intestinal normal. Além disso, o estadiamento clínico inicial do paciente não mostra evidências de metástase distante, portanto, a cirurgia seria a primeira linha de tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo