Acerca da edafologia sustentável na agricultura, marque V pa...
Acerca da edafologia sustentável na agricultura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os micro-organismos fazem parte do solo de maneira indissociável, sendo responsáveis por inúmeras reações bioquímicas relacionadas não só com a transformação da matéria orgânica, mas também com o intemperismo das rochas. Assim, os micro-organismos do solo desempenham papel fundamental na gênese do solo e, ainda, atuam como reguladores de nutrientes, pela decomposição da matéria orgânica e ciclagem dos elementos, atuando, portanto, como fonte e dreno de nutrientes para o crescimento das plantas.
( ) Os micro-organismos do solo, também chamados coletivamente de macrobiota, são representados por seis grandes grupos: bactérias, cetáceos, macrófitas aquáticas, pteridófitas, cefalópodes e ciclídeos.
( ) Apesar de constituírem somente 1 a 4% do carbono total e ocuparem menos de 5% do espaço poroso do solo, a diversidade e a quantidade dos micro-organismos é bastante elevada. Entretanto, como o solo é normalmente um ambiente estressante, limitado por nutrientes, somente 15% a 30% das bactérias e 10% dos fungos encontram-se em estado ativo. Os componentes microbianos vivos do solo são também denominados de biomassa microbiana e as bactérias e fungos respondem por cerca de 90% da atividade microbiana do solo.
( ) O uso de adubos orgânicos (como fezes, urina e cama de vacas leiteiras estabuladas) pode provocar alterações na microbiota, pois resulta em um aumento significativo nos teores de carbono orgânico e nitrogênio e na biomassa microbiana do solo; isto proporciona alterações na estrutura da comunidade e a mineralização lenta de nutrientes, que pode resultar em uma maior e mais estável comunidade microbiana.
( ) De uma maneira geral, os micro-organismos estão envolvidos em vários processos de grande interesse agronômico, particularmente no que se refere à agricultura orgânica e à rotação de culturas. Dentre os processos podem ser destacados: decomposição e ressíntese da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes, transformações bioquímicas específicas (nitrificação, desnitrificação, oxidação e redução do enxofre), fixação biológica do nitrogênio, ação antagônica aos patógenos, produção de substâncias promotoras ou inibidoras de crescimento etc.
A sequência está correta em