O uso dos sinais diacríticos de pontuação tem relações sint...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879347 Português
O uso dos sinais diacríticos de pontuação tem relações sintático-semânticas na construção de um texto, além de, em alguns casos, acrescentar elementos típicos da fala à escrita. Com relação ao uso dos sinais de pontuação encontrados no texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Incorreto. O ponto está marcando uma pausa maior do que a conferida pela vírgula, portanto haveria mudança.

 

b) Incorreto. Não se desrespeita a pontuação, pois uma das funções dos dois-pontos é justamente introduzir uma explicação. O autor faz exatamente isto: menciona "escravos sem correntes" e em seguida traz palavras que justificam sua afirmação. A colocação da vírgula seria injustificável.

 

c) Incorreto. Implicaria mudança, sim, pois a oração passaria de oração subor. adj. restritiva para oração subor. adj. explicativa.

 

d) Incorreto. Certamente podem, haja vista que não ocasionaria qualquer prejuízo.

 

e) Gabarito.

 

Letra E

a) "O ponto que separa as orações em “Fomos de carona. Chegamos à fazenda e procuramos o gerente” (linhas 20 e 21) poderia ser substituído por vírgula sem que fosse necessária qualquer outra alteração no trecho."
É necessário fazer a alteração da letra maiúscula em "Chegamos" por minúscula.

b) "O uso do sinal de dois-pontos, no título do texto em “Escravos sem correntes: trabalhadores resgatados relatam (...)”, fere as normas de pontuação, uma vez que, nesse caso, o uso recomendado é o da vírgula."
Não fere as normas de pontuação, uma vez que o sinal indicativo de dois-pontos tem como uma de suas funções iniciar uma explicação.

c) "A inserção de uma vírgula antes do “que”, em “Foram analisadas 33.475 páginas que contêm a descrição do local” (linhas 9 e 10), não alteraria a semântica da frase."
Alteraria sim a semântica, tornaria a frase explicativa.

d) "Os travessões utilizados em “Fazenda em Itupiranga (PA) – trabalhador de 36 anos de idade – resgatado em novembro de 2016” (linhas 17 e 18) não podem ser substituídos corretamente por vírgulas.
Podem sim. não somente por vírgulas como também por ponto e vírgula.

e) "A troca das vírgulas encontradas no primeiro período do texto por ponto-e-vírgula não feriria quaisquer normas de uso dos sinais de pontuação."
Correto.

Qualquer erro só avisar. 
Bons estudos 

Errei pq a alternativa A exigiria alteração de letra maiúscula para minúsculo, achei que isso não era considerado uma alteração relevante....

 

Obs.: Eu sei que a diferenças óbvias entre maiúsculo e minúsculo, porém no momento da resolução fiquei em dúvida entre a A e a E e acabei assinalando a incorreta... Serve p gente prestar atenção nos detalhes...

a) E. Realmente podemos trocar o ponto final por vírgula (já que ela também é usada para separar orações coordenadas sejam sindéticas ou assindéticas. Note as três orações:
 Fomos de carona. Chegamos à fazenda e procuramos o gerente
   OR  1            OR 2                OR 3 (sindética, note a conjunção aditiva 'e')
 Porém ao fazer isso, devemos alterar a ortografia (uso de letras minúsculas), ficando assim:
  Fomos de carona, chegamos à fazenda e procuramos o gerente.
b) E. Um dos usos de ':' é explicar um termo anterior. Na assertiva diz quem são os escravos sem correntes - trabalhadores.
c) E. Ao introduzir a vírgula passaremos de uma oração subordinada adjetiva restritiva para oração subordina adjetiva explicativa, alterando a semântica da frase.
d) E - Ambos estariam isolando termos que funcionam como apostos explicativos.
e) C - Ambos estariam isolando termos que exercem a mesma função sintática.

Eu já havia marcado a letra "A" antes de ler a "E", mas reeli e marquei o GABARITO LETRA E DE ELEFANTE.

A letra E nos lembra, também, da questão do paralelismo, pois no enunciado pede para serem trocadas TODAS as virgulas e neste caso é realmente possível, tornando o trecho paralelo a cada um dos ponto e virgula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo