Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentid...
Melancolia e criatividade
Desde sempre o sentimento da melancolia gozou de má fama. O melancólico é costumeiramente tomado como um ser desanimado, depressivo, “pra baixo”, em suma: um chato que convém evitar. Mas é uma fama injusta: há grandes melancólicos que fazem grande arte com sua melancolia, e assim preenchem a vida da gente, como uma espécie de contrabando da tristeza que a arte transforma em beleza. “Pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza”, já defendeu o poeta Vinícius de Moraes, na letra de um conhecido samba seu.
Mas a melancolia não para nos sambas: ela desde sempre anima a literatura, a música, a pintura, o cinema, as artes todas. Anima, sim: tanto anima que a gente gosta de voltar a ver um bom filme melancólico, revisitar um belo poema desesperançado, ouvir uma vez mais um inspirado noturno para piano. Ou seja: os artistas melancólicos fazem de sua melancolia a matéria-prima de uma obra-prima. Sorte deles, nossa e da própria melancolia, que é assim resgatada do escuro do inferno para a nitidez da forma artística bem iluminada.
Confira: seria possível haver uma história da arte que deixasse de falar das grandes obras melancólicas? Por certo se perderia a parte melhor do nosso humanismo criativo, que sabe fazer de uma dor um objeto aberto ao nosso reconhecimento prazeroso. Charles Chaplin, ao conceber Carlitos, dotou essa figura humana inesquecível da complexa composição de fracasso, melancolia, riso, esperteza e esperança. O vagabundo sem destino, que vive a apanhar da vida, ganhou de seu criador o condão de emocionar o mundo não com feitos gloriosos, mas com a resistente poesia que o faz enfrentar a vida munido da força interior de um melancólico disposto a trilhar com determinação seu caminho, ainda que no rumo a um horizonte incerto.
(Humberto Couto Villares, a publicar)
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Gabarito comentado
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A questão é de interpretação de texto e sinônimos e quer
saber, considerando-se o contexto, qual
alternativa traduz adequadamente o sentido de um segmento do texto.
Vejamos:
A) uma espécie de contrabando da tristeza. (1º parágrafo) = uma sorte de
transposição infeliz.
ERRADO. As palavras aqui não
são sinônimas. “Contrabando”: delito. “Transposição”: passagem.
B) fazem de sua melancolia a matéria-prima. (2º parágrafo) = refutam suas
bases infelizes.
ERRADO. As palavras aqui não
são sinônimas. “Fazer”: produzir. “Refutar”: rejeitar.
C) resgatada do escuro do inferno. (2º parágrafo) = absorvida
pelas nuances infernais.
ERRADO. As palavras aqui não
são sinônimas. “Resgatado”: salvo. “Absorvido”: consumido.
D) a parte melhor do nosso humanismo criativo. (3º parágrafo) = nossa
elitização criacionista.
ERRADO. As palavras aqui não
são sinônimas. “Humanismo”: homem em primeiro lugar. “Elitização”: privilégio
para as elites.
E) no rumo a um horizonte incerto. (3º
parágrafo) = a caminho de duvidoso destino.
CERTO. “Rumo” e “caminho” são palavras sinônimas”. “Incerto” e “duvidoso”
são palavras sinônimas.
Gabarito: Letra E
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Gabarito E
no rumo a um horizonte incerto. (3º parágrafo) = a caminho de duvidoso destino.
Ainda que no rumo a um horizonte incerto.=
caminho de duvidoso
O que tende a oferecer dúvidas, incertezas; aquilo que é duvidoso, pouco confiável: o incerto nunca me agradou.
Respondi a questão pensando: Rumo a uma resposta incerta...
era pra achar frases sinônimas e a resposta é a E
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