Como o estádio dessas pacientes é pelo menos IIIB e cerca d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686295 Medicina
Uma paciente de 43 anos de idade apresenta histórico de nodulação mamária esquerda de crescimento rápido nos últimos quatro meses, associado a vermelhidão da pele mais retração areolar, além de um edema cutâneo com linfadenopatia axilar semifixa ipsilateral. Foi tratada com antibióticos anteriormente, sem nenhuma resposta clínica significativa.


Quanto a esse caso clínico, considerando a hipótese diagnóstica de carcinoma inflamatório da mama e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Como o estádio dessas pacientes é pelo menos IIIB e cerca de um terço delas já se apresenta com doença metastática, trata-se de uma doença com um prognóstico bem ruim.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O carcinoma inflamatório da mama é uma forma muito agressiva de câncer de mama. Os sintomas descritos na paciente, como a nodulação mamária de crescimento rápido, vermelhidão da pele, retração areolar, edema cutâneo e linfadenopatia axilar semifixa ipsilateral, estão alinhados com características do carcinoma inflamatório da mama. Este tipo de câncer se apresenta geralmente em estágio avançado no momento do diagnóstico, muitas vezes pelo menos estágio III, como indicado na questão. Além disso, um terço dos pacientes já apresenta doença metastática no momento do diagnóstico, o que contribui para um prognóstico geralmente ruim. A falta de resposta ao tratamento com antibióticos também sugere uma condição não infecciosa, como o câncer. Portanto, a afirmação é verdadeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo