A ressonância com laudo PI-RADS IV indica que a lesão prost...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686298 Medicina
Um paciente de 78 anos de idade, empresário, procurou auxílio médico em virtude de esvaziar completamente a bexiga ao urinar e pela necessidade de acordar à noite diversas vezes para urinar. Refere que procurou urologista e que realizou exame clínico, o qual demonstrava endurecimento da próstata em sua zona central. Em seguida, o profissional solicitou ressonância magnética da pelve e PSA. O PSA veio com valor de 7,8 ng/mL, e a ressonância magnética da pelve demonstrou um aumento da próstata em sua zona central em consonância com o achado clínico PI-RADS IV.


Considerando a suspeita diagnóstica de neoplasia da próstata nesse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
A ressonância com laudo PI-RADS IV indica que a lesão prostática é provavelmente benigna e não sugere a necessidade de biópsia que seria guiada por exame clínico e valor sérico do PSA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é incorreta. A classificação PI-RADS (Prostate Imaging-Reporting and Data System) é usada para categorizar o risco de câncer de próstata baseado em imagens de ressonância magnética. PI-RADS IV indica que há uma probabilidade moderada a alta de malignidade, portanto, sugere, na verdade, a necessidade de uma biópsia. Além disso, o valor sérico do PSA (Antígeno Prostático Específico) está aumentado, sendo outro indicativo que deve aumentar a suspeita de câncer de próstata. Portanto, o laudo PI-RADS IV, juntamente com o valor elevado do PSA, indicam uma provável necessidade de biópsia prostática, contrariando a afirmação de que a lesão seria provavelmente benigna e não sugeriria a necessidade de biópsia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo