“Dizem que seria uma enorme sucuri, que devorou o garoto de...
TEXTO 1
Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.
Depois de certo tempo, o menino começou a gritar desesperadamente que havia uma cobra com ele, mas, como ele era muito mentiroso, ninguém levou a sério. Dizem que seria uma enorme sucuri, que devorou o garoto depois de matá-lo por esmagamento; há versões que dizem até que, quando a professora entrou no porão, ainda pôde ver o pé do menino desaparecendo na boca da cobra.
A partir dessa trágica data, o fantasma do menino passou a assombrar os porões de diversas escolas.
“Dizem que seria uma enorme sucuri, que devorou o garoto depois de matá-lo por esmagamento; há versões que dizem até que, quando a professora entrou no porão, ainda pôde ver o pé do menino desaparecendo na boca da cobra. A partir dessa trágica data, o fantasma do menino passou a assombrar os porões de diversas escolas.”
Nesse segmento do texto, recebe-se a informação de que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos focar na compreensão do segmento do texto, que menciona a existência de diferentes versões da lenda contada. A pergunta busca verificar a capacidade do candidato de identificar a informação correta com base nas versões da história.
Alternativa correta: C - a história é contada de vários modos.
Justificativa:
O texto menciona que há diferentes versões sobre o que aconteceu com o menino e a sucuri. Essa parte do texto indica que a história é contada de formas variadas, o que nos leva à conclusão de que a informação correta é a de que a história é contada de vários modos, conforme indicado na alternativa C.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - havia mais de uma cobra no porão.
O texto não menciona em nenhum momento a presença de mais de uma cobra no porão, apenas descreve uma única sucuri, o que torna essa alternativa incorreta.
B - a professora já sabia que havia uma sucuri no porão.
Não há, no texto, qualquer indicação de que a professora tivesse conhecimento prévio da presença de uma sucuri no porão. Pelo contrário, a narrativa sugere que ninguém acreditou no menino por ele ser conhecido como mentiroso.
D - a sucuri tem o hábito de comer com muita rapidez.
O texto não faz qualquer afirmação sobre os hábitos alimentares da sucuri, apenas menciona o evento específico do menino sendo devorado, o que não é suficiente para generalizar sobre o comportamento da cobra.
E - a professora sentiu muito remorso.
O texto não menciona sentimentos de remorso por parte da professora. A narrativa foca nas consequências do evento e nas histórias que surgiram após o ocorrido, sem detalhar as emoções da professora.
Estratégia de interpretação:
Para resolver questões de interpretação de texto, é importante focar nas palavras-chave e nos detalhes específicos apresentados no trecho de texto. Relacionar essas informações com as alternativas pode ajudar a determinar a resposta correta. Sempre que houver menção a diferentes versões ou perspectivas de uma história, é um indicativo de que a narrativa pode ser contada de múltiplas formas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C.
"[...] há versões que dizem [...]".
há versões....
"Dizem que seria uma enorme sucuri... há versões que dizem até que..."
Gabarito: c
Todas as outras assertivas extrapolam as informações dadas pelo texto.
Excelente Questão !
Dizem - Contada de vários modos .
Gab. C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo