Pacientes com uma biópsia prostática com escore de Gleason ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686300 Medicina
Um paciente de 78 anos de idade, empresário, procurou auxílio médico em virtude de esvaziar completamente a bexiga ao urinar e pela necessidade de acordar à noite diversas vezes para urinar. Refere que procurou urologista e que realizou exame clínico, o qual demonstrava endurecimento da próstata em sua zona central. Em seguida, o profissional solicitou ressonância magnética da pelve e PSA. O PSA veio com valor de 7,8 ng/mL, e a ressonância magnética da pelve demonstrou um aumento da próstata em sua zona central em consonância com o achado clínico PI-RADS IV.


Considerando a suspeita diagnóstica de neoplasia da próstata nesse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Pacientes com uma biópsia prostática com escore de Gleason 7 têm prognóstico quase idêntico a pacientes com escore de Gleason 6.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada e entender por que a alternativa correta é a Errado.

O tema central desta questão envolve o prognóstico do câncer de próstata com base no escore de Gleason. Este escore é uma ferramenta utilizada para avaliar a agressividade do câncer de próstata. Ele é determinado pela análise de biópsias e varia de 2 a 10, sendo que escores mais altos indicam um câncer mais agressivo.

No enunciado, o paciente apresentou sintomas urinários e alterações em exames que sugerem uma possível neoplasia da próstata. O PI-RADS IV na ressonância magnética indica uma lesão com alta probabilidade de ser clinicamente significativa, e o PSA elevado reforça essa suspeita.

A questão afirma que pacientes com escore de Gleason 7 têm prognóstico quase idêntico aos pacientes com escore de Gleason 6. Esta afirmação está errada porque:

  • O escore de Gleason 6 normalmente indica um câncer de próstata de baixo grau e geralmente com prognóstico mais favorável.
  • O escore de Gleason 7 representa um câncer de grau intermediário, o que implica um risco maior de progressão do que um escore de Gleason 6. Dentro do Gleason 7, ainda há distinções: 3+4 indica uma melhor prognóstico do que 4+3.

Assim, pacientes com escore de Gleason 7 não têm prognóstico quase idêntico aos de Gleason 6, sendo geralmente pior. Portanto, a alternativa correta é E (errado).

Esperamos que esta análise tenha ajudado a esclarecer como interpretar e avaliar informações sobre o escore de Gleason e seu impacto no prognóstico do câncer de próstata.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para esta afirmação é falsa. O escore de Gleason é uma ferramenta utilizada na medicina para avaliar o grau de diferenciação das células cancerígenas na próstata. Este escore varia de 2 a 10, sendo 2 um câncer muito bem diferenciado (ou seja, com células muito semelhantes às células normais) e 10 um câncer muito mal diferenciado (ou seja, com células muito diferentes das células normais). Quanto mais alto o escore de Gleason, pior é o prognóstico. Portanto, um paciente com escore de Gleason 7 tem um prognóstico pior em comparação a um paciente com escore de Gleason 6. Isso se deve ao fato de que um escore de Gleason mais alto indica um câncer mais agressivo e menos diferenciado, o que aumenta a probabilidade de disseminação da doença e diminui a eficácia do tratamento. Portanto, a afirmação de que o prognóstico de pacientes com escore de Gleason 7 é quase idêntico ao dos pacientes com escore de Gleason 6 é incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo