Uma das definições de “lenda” diz que a história de uma lend...
TEXTO 1
Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.
Depois de certo tempo, o menino começou a gritar desesperadamente que havia uma cobra com ele, mas, como ele era muito mentiroso, ninguém levou a sério. Dizem que seria uma enorme sucuri, que devorou o garoto depois de matá-lo por esmagamento; há versões que dizem até que, quando a professora entrou no porão, ainda pôde ver o pé do menino desaparecendo na boca da cobra.
A partir dessa trágica data, o fantasma do menino passou a assombrar os porões de diversas escolas.
Uma das definições de “lenda” diz que a história de uma lenda tem características fantásticas.
O vocábulo do texto que confirma isso é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão! O tema central desta questão é a identificação de um elemento textual que caracteriza uma lenda, ou seja, uma história com características fantásticas. Para resolvê-la, é importante entender o que define uma lenda e quais palavras no texto evocam elementos sobrenaturais ou incríveis, que não são comuns na realidade cotidiana.
O gabarito correto é a alternativa D - "fantasma".
Justificativa da alternativa correta (D - "fantasma"):
A palavra "fantasma" indica algo que pertence ao mundo do sobrenatural, do fantástico. Associa-se à ideia de espíritos ou aparições, elementos típicos de histórias lendárias e mitológicas, porque não têm comprovação científica e fazem parte do imaginário popular.
Análise das alternativas incorretas:
A - "sucuri": Embora uma sucuri seja uma cobra de tamanho impressionante e possa ser vista como algo incrível, ela é uma criatura real e não faz parte do fantástico no sentido lendário.
B - "porão": Refere-se a um local físico, uma área da construção que está abaixo do nível do chão. Não possui conotações sobrenaturais ou fantásticas.
C - "cobra": Tal como "sucuri", uma cobra é um animal real, comum na natureza e não evoca elementos fantásticos por si só.
E - "trágica": A palavra "trágica" descreve um evento marcado por sofrimento ou desastre, mas não tem relação direta com o sobrenatural ou o incrível que caracterizam uma lenda.
Portanto, a única palavra que alude a algo fora do comum e que pertence ao reino da fantasia é "fantasma", tornando a alternativa D a correta. Se houver mais dúvidas sobre interpretação de textos ou compreensão de vocabulário, lembre-se de sempre relacionar os termos com o contexto maior do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fantasma- D
"fantasma" é a única expressão das citadas nas alternativas que tira o texto da realidade
Fantástico mesmo é esse gabarito da FGV fazer sentido \o/
Fántástico- fantasia- fantasma.
A FGV gosta de cobrar o sentido menos comum das palavras.
Acertei por eliminação:
A) Sucuri e C) Cobra -> são a mesma coisa, logo eliminamos as duas.
B) Porão -> não é a parte mais fantástica do texto.
Entre: E) Trágica e D) Fantasma -> É aí que pergunto: qual é a parte mais fantástica?
Óbvio q é o fantasma do menino assombrar nos porões de diversas escolas!
Foco, força e fé!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo