Caso não haja redução satisfatória do nível de PSA após tra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686302 Medicina
Um paciente de 78 anos de idade, empresário, procurou auxílio médico em virtude de esvaziar completamente a bexiga ao urinar e pela necessidade de acordar à noite diversas vezes para urinar. Refere que procurou urologista e que realizou exame clínico, o qual demonstrava endurecimento da próstata em sua zona central. Em seguida, o profissional solicitou ressonância magnética da pelve e PSA. O PSA veio com valor de 7,8 ng/mL, e a ressonância magnética da pelve demonstrou um aumento da próstata em sua zona central em consonância com o achado clínico PI-RADS IV.


Considerando a suspeita diagnóstica de neoplasia da próstata nesse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Caso não haja redução satisfatória do nível de PSA após tratamento radioterápico, na ausência de doença metastática, uma boa opção terapêutica para os pacientes pode ser a castração farmacológica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é necessário entender alguns conceitos básicos relacionados ao câncer de próstata e suas opções de tratamento. O tema central da questão é a avaliação das opções terapêuticas no caso de persistência de níveis elevados de PSA após tratamento radioterápico, sem presença de doença metastática.

Gabarito: C - certo

A alternativa correta é C, pois a castração farmacológica é uma estratégia válida para controlar a progressão do câncer de próstata quando os níveis de PSA não diminuem satisfatoriamente após a radioterapia. Isso é especialmente indicado na ausência de metástases, já que o câncer de próstata frequentemente depende de testosterona para crescer, e a castração farmacológica reduz os níveis de testosterona no organismo.

Vamos entender por que esta alternativa está correta:

  • PSA elevado: O antígeno prostático específico (PSA) é um marcador importante para monitorar o câncer de próstata. Níveis persistentemente elevados de PSA após tratamento indicam que o câncer pode ainda estar ativo.
  • Castração farmacológica: Também conhecida como terapia de privação androgênica, é uma forma de tratamento que reduz os níveis de hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona, para reduzir o crescimento do tumor.

A alternativa E seria incorreta porque desconsideraria a eficácia da castração farmacológica como uma opção terapêutica válida na ausência de metástase. A questão destaca que essa abordagem pode ser uma boa alternativa, o que está de acordo com as diretrizes para o manejo do câncer de próstata em estágios iniciais ou localmente avançados sem metástases.

Em resumo, a questão testa o conhecimento sobre o manejo do câncer de próstata em cenários onde a radioterapia não é completamente eficaz e a importância da castração farmacológica como uma opção de controle da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. A castração farmacológica, que é a redução dos níveis de testosterona por meio de medicamentos, pode ser uma opção viável para pacientes com câncer de próstata que não respondem satisfatoriamente à radioterapia e que não apresentam doença metastática. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um marcador tumoral e seu nível é utilizado para monitorar a resposta ao tratamento. Se o nível de PSA não diminuir após a radioterapia, isso pode indicar que o câncer ainda está ativo. A testosterona, hormônio masculino, pode alimentar o crescimento do câncer de próstata, portanto, a redução de seus níveis pode ajudar a controlar a doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo