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Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699154 Português

TEXTO I.

  1. Comida é pasto

Mostrando que com comida não se brinca, o jornalista norte-americano Michael Pollan vem à Flip* defender que voltar à cozinha é um ato político.

“A geladeira de Michael Pollan não tem Coca-Cola, margarina nem leite de amêndoas, nova mania das dietas americanas. Tem saquinhos de plástico com verduras e frutas, potes com feijão e restos do jantar anterior, além de iogurte e leite de caixinha.

Algumas coisas vêm da própria horta, montada na frente de sua casa em Berkeley, na Califórnia. No centro da pequena plantação, rodeada por pés de tomate, abóbora e manjericão, há uma grelha onde ele costuma preparar um porco inteiro uma vez por ano.

[...]

Michael Pollan é um jornalista americano de 59 anos que virou guru da vida saudável ao passar os últimos 15 anos escrevendo reportagens e livros sobre os exageros da indústria alimentícia e alertando sobre nossos excessos à mesa. “ Coma comida, não muita, sobretudo vegetais”, diz seu mantra, explicado no livro “Em Defesa da Comida” (2008), que critica as dietas ocidentais focadas em nutrientes e não em alimentos de verdade.

Ele também lançou o manual “Regras da Comida” (2009), com 64 dicas bem práticas e cheias de bom senso como: “Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida” ou “Compre pratos e copos menores”.

No livro mais recente, “Cozinhar - Uma História Natural da Transformação” (ed. Intrínseca), lançado em 2013 nos EUA e agora no Brasil, ele vai além e pede um comprometimento maior em nome da saúde. Diz que devemos todos voltar à cozinha. Para quem cresceu longe do fogão, parece ser seu conselho mais difícil.,

“Cozinhar sua própria comida é um ato político muito importante”, diz Michael, um homem alto e charmoso, de fala mansa e risada fácil. “Tem a ver com independência e autonomia. Abrimos mão de muito poder ao deixar as grandes corporações cozinharem para nós porque elas decidem quais fazendas vão apoiar e, normalmente, são bem aquelas que fazem um tipo de agricultura que certamente você desaprovaria”, diz, fazendo referência a práticas como confinamento cruel de animais e monoculturas gigantescas.


TEXTO II

Ovos, um bom começo

Digo a ele que eu não cozinho, nem minha mãe, e ele quer saber como fui alimentada. Empregadas domésticas que também fazem comida são comuns no Brasil, afirmo. “Pelo menos, era um humano cozinhando para você, isso é bom. Pena que nem todos têm esse privilégio”, diz. “Ovos são um bom começo”, ele elogia, quando conto que sei fazer omelete.

Um dos problemas de cozinhar, acredita o jornalista, é a lembrança dos velhos arranjos sexistas de poder dentro de casa. Para ele, foi justamente quando homem e mulher começavam a pensar em negociar a divisão de tarefas domésticas que a indústria do fast-food apareceu para resolver o embate. A “liberação feminina” virou tema de propaganda de frango frito nos EUA.

“Se vamos reviver a cultura da cozinha, não podemos voltar ao passado. Precisa ser uma cultura diferente, algo a ser compartilhado por homens, mulheres e crianças”, diz o autor de “O Dilema do Onívoro” (2006), seu primeiro livro sobre a indústria alimentícia, que o lançou como um novo pensador dos hábitos alimentares.

O livro veio depois de uma série de artigos sobre agricultura, como um publicado pelo “New York Times”, no final dos anos 1990, sobre sua visita a uma plantação de batatas geneticamente modificadas. Tudo era controlado por computador porque um dos elementos químicos usados para combater manchas escuras era tão tóxico que o fazendeiro precisava ficar longe do campo por três dias.

As manchas só apareciam nas batatas daquela variedade, a única que a rede McDonald's aceitava comprar, já que as batatas fritas da rede precisam ser iguais no mundo todo. “É fácil culpar o fazendeiro, mas nós demandamos um certo tipo de produto. Somos cúmplices.”

[...]

Quando nos encontramos, ele estava animado com sua primeira viagem ao Brasil. Pretendia passar alguns dias em Salvador antes de ir ao Rio e a Paraty para a Flip. Estava feliz com o encontro que tinha marcado com o médico brasileiro Carlos Augusto Monteiro, professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP que desenvolve pesquisas comparando comidas pelo seu grau de processamento e não apenas pelos nutrientes.

Está curioso para conhecer as churrascarias: “O gado ainda pasta ao ar livre?”, indaga. Michael é daqueles que, antes de pedir, quer saber a origem da carne. “Comer é complicado.”

*Flip — Feira Literária Internacional de Paraty Revista Serafina / Folha de São Paulo, agosto/2014. Comida é pasto, por Fernanda Ezabella. (fragmentos).

Disponível em <http://folha. uol.com. br/fsp/ilustrada>


Analisando as circunstâncias que resultaram no advento das redes de fast-food, o autor de “Em defesa da comida” assume um discurso que
Alternativas

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Para resolver essa questão de interpretação de texto, precisamos analisar o discurso do autor sobre o advento das redes de fast-food e as mudanças sociais mencionadas no texto.

No texto II, há uma passagem específica que indica que a indústria do fast-food surgiu como uma resposta às mudanças nas dinâmicas familiares e sociais, especialmente em relação à divisão de tarefas domésticas. O autor menciona que, quando homens e mulheres começaram a negociar essas tarefas, o fast-food apareceu para "resolver o embate". Essa informação é fundamental para chegarmos à resposta correta.

Alternativa C - denúncia do oportunismo da indústria: Esta é a resposta correta. O autor denuncia como a indústria do fast-food se aproveitou das mudanças sociais, como a negociação entre homens e mulheres sobre as tarefas domésticas, para se estabelecer e crescer. O texto critica a forma como a indústria utilizou essa mudança social para seu benefício, sem necessariamente considerar os impactos na saúde e na cultura alimentar.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Embora o texto mencione a divisão de tarefas domésticas, ele não foca nas "disputas pela hierarquia" nas famílias americanas. O foco é mais sobre como a indústria respondeu a essas mudanças.

Alternativa B: A questão não ironiza a "razão política do movimento de liberação feminina", mas sim a forma como a indústria do fast-food se aproveitou desse movimento para se promover.

Alternativa D: A importância do mercado é mencionada, mas o texto não destaca a "apresentação de soluções" como positiva. Ao contrário, critica a maneira como o mercado respondeu às mudanças sociais.

Alternativa E: A participação masculina nas tarefas domésticas é mencionada no contexto de divisão de tarefas, mas o texto não "minimiza" essa participação; ele apenas discute o contexto histórico que levou ao surgimento do fast-food.

Ao interpretar textos, é importante identificar o contexto e os elementos discursivos que indicam a intenção do autor. Nesse caso, a crítica ao oportunismo da indústria é um ponto central que guia a escolha da resposta correta.

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Gab. C

"Um dos problemas de cozinhar, acredita o jornalista, é a lembrança dos velhos arranjos sexistas de poder dentro de casa. Para ele, foi justamente quando homem e mulher começavam a pensar em negociar a divisão de tarefas domésticas que a indústria do fast-food apareceu para resolver o embate. A “liberação feminina” virou tema de propaganda de frango frito nos EUA."

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