“Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do séc...
TEXTO 1
Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.
Depois de certo tempo, o menino começou a gritar desesperadamente que havia uma cobra com ele, mas, como ele era muito mentiroso, ninguém levou a sério. Dizem que seria uma enorme sucuri, que devorou o garoto depois de matá-lo por esmagamento; há versões que dizem até que, quando a professora entrou no porão, ainda pôde ver o pé do menino desaparecendo na boca da cobra.
A partir dessa trágica data, o fantasma do menino passou a assombrar os porões de diversas escolas.
“Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.”
Nesse segmento ocorre três vezes a palavra “muito”. Sobre essas três ocorrências, assinale a afirmativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa A está correta.
Primeiramente, vejamos o trecho destacado: “Diz a lenda que, na Bahia, em meados da década de 60 do século passado, havia um menino que, além de muito levado, era também muito mentiroso, e que, certo dia, após aprontar muito na sala de aula, foi colocado de castigo no porão da escola por sua professora.”
No segmento há três ocorrências da palavra muito. Vamos analisar cada uma delas para identificar sua classe gramatical:
1. "muito levado": Aqui, muito é utilizado para intensificar o adjetivo "levado". Nesse caso, atua como um advérbio, intensificando a característica do menino.
2. "muito mentiroso": Nesta frase, muito novamente intensifica um adjetivo ("mentiroso"), funcionando também como um advérbio. Seu papel é amplificar a característica de ser mentiroso.
3. "aprontar muito": Aqui, muito está intensificando o verbo "aprontar". Portanto, mais uma vez, ele atua como um advérbio, dando ideia de intensidade à ação de aprontar.
Agora que compreendemos as três ocorrências, podemos ver que todas são da mesma classe gramatical: advérbios. Portanto, a alternativa A é a correta.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Todas as ocorrências representam classes gramaticais diferentes: Incorreta, pois conforme vimos, todas as ocorrências são advérbios.
C - Só as duas primeiras ocorrências pertencem à mesma classe gramatical: Incorreta, pois a terceira ocorrência também é um advérbio.
D - Só as duas últimas ocorrências pertencem à mesma classe gramatical: Incorreta, todas as três ocorrências são da mesma classe.
E - Só a primeira e a terceira ocorrências pertencem à mesma classe gramatical: Incorreta, todas as ocorrências são advérbios.
Desta forma, a alternativa correta é realmente a A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
advérbios de intensidade
A
"Muito" no sentido de "bastante" = Adérbio de intensidade.
Gabarito letra A.
Advérbio refere-se a um verbo, adjetivo ou outro advérbio e NÃO sofre variações.
CUIDADO! Há palavras que podem se apresentar como advérbios ou pronome indefinido como, por exemplo, muito, bastante, etc. A diferença é que, no caso de pronome indefinido, relaciona-se a substantivo e sofre variações.
Exemplo de Advérbio: Ele é muito mentiroso(Adjetivo).
Exemplo de Pronome indefinido: Muitos anos(Substantivo) se passaram.
Só trocar por BASTANTE - caso dê, é advérbio!
Ou ainda tentar variar o muito por muitos.
Advérbio de intensidade!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo