Leishmanioses representam um conjunto de enfermidades difere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: ACAPLAM Órgão: Prefeitura de Angicos - RN
Q1213181 Veterinária
Leishmanioses representam um conjunto de enfermidades diferentes entre si, que podem comprometer pele, mucosas e vísceras, dependendo da espécie do parasito e da resposta imune do hospedeiro. Tem sido responsável por quadros epidêmicos, nos últimos anos, em alguns estados brasileiros. Sobre as leishmanioses leia os itens abaixo e marque a opção verdadeira.
I- Deane e Alencar no Ceará, (1956), foram os responsáveis por descreverem aspectos epidemiológicos da doença no Brasil, e a importância da Lutzomyia longipalpis como vetor, do papel do homem, do cão doméstico, e da raposa, como fonte de infecção e manutenção da doença, apontando como uma zoonose.
II- São produzidas por diferentes espécies de protozoários pertencentes ao gênero Leishmania, parasitas com ciclo de vida heteroxênico, vivendo alternadamente em hospedeiros vertebrados (mamíferos) e insetos vetores (flebotomíneos).
III- O ciclo biológico das leishmanias inclui a forma amastigota no hospedeiro invertebrado, e promastigota no hospedeiro vertebrado, são consideradas zoonoses, quando o homem entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformando-se em uma antropozoonose.
IV- O cão e a raposa tem parasitismo cutâneo intenso, servindo como excelentes fontes de infecção para os vetores, mantendo o ciclo da doença no ambiente domiciliar e silvestre.
V- No Brasil, a região com maior prevalência é a Nordeste responsável por 65% dos casos positivos, tem alta letalidade, quando não instituído o tratamento adequado em tempo hábil, associada ao seu espectro de morbidade, a torna uma enfermidade de grande magnitude e de baixa vulnerabilidade às atuais medidas de controle.
Marque a opção correta.
Alternativas