Após um longo tempo de disputas territoriais e fronteiriças,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1949840 História
Após um longo tempo de disputas territoriais e fronteiriças, as Coroas Ibéricas da Espanha e de Portugal firmaram em 1750 o Tratado de Madri em que se buscava solucionar esses conflitos. De um lado, Portugal cederia a posse da Colônia de Sacramento, em troca, o rei espanhol entregaria o território das missões jesuíticas além Uruguai, onde viviam cerca de 30 mil indígenas da etnia guarani. Além disso, uma comissão formada por representantes das duas monarquias deveria demarcar as fronteiras entre a América Espanhola e a Portuguesa. Qual o princípio jurídico que norteou as decisões do Tratado de Madri no que tange à demarcação das fronteiras entre as Coroas Ibéricas na América?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Tratado de Madri, firmado entre as Coroas de Espanha e Portugal em 1750, foi um momento chave na história das disputas territoriais na América do Sul. O princípio jurídico que guiou esse tratado foi o uti possidetis, que significa literalmente "como possuis", ou seja, as terras seriam de quem efetivamente as possuía e as administrava. Esse princípio é essencial para compreender o acordo que foi estabelecido na época.

No tratado, Portugal concordou em ceder a Colônia de Sacramento, enquanto a Espanha aceitou entregar o território das missões jesuíticas, que ficava além do Rio Uruguai, onde viviam aproximadamente 30 mil indígenas guaranis. Uma das maiores contribuições do Tratado de Madri foi a tentativa de estabelecer fronteiras mais claras entre os territórios, o que até então era um grande ponto de tensão entre as duas coroas.

Para formalizar essas novas fronteiras, uma comissão composta por representantes de ambas as monarquias deveria demarcar fisicamente o espaço entre a América Espanhola e a Portuguesa. Assim, o Tratado de Madri é um exemplo clássico de aplicação do princípio uti possidetis, que acabou influenciando a formação territorial de muitos estados na América Latina, mesmo após a independência das colônias europeias.

Portanto, a resposta correta para a pergunta sobre o princípio jurídico que norteou as decisões do Tratado de Madri é a opção D - uti possidetis.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de utis possidetis. Isso significava que quem ocupasse primeiro uma região teria seu direito de posse. Dessa forma, Portugal garantiu o controle das regiões da Amazônia e do Mato Grosso.

Franciano, o utis possidetis determina que aquele que ocupa um território, no momento do acordo, será o seu detentor por direito. Perceba que não é "quem ocupa primeiro".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo