O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O trecho discutido refere-se ao período histórico do Brasil pós 1930, quando houve mudanças significativas na estrutura do Estado brasileiro. Essas alterações estão relacionadas ao que se chama de "Estado de compromisso", um conceito que representa uma nova fase no país marcada por diversas características importantes:
- Maior centralização: indica um aumento no poder e controle do governo central sobre as diferentes regiões do país.
- Intervencionismo ampliado: o Estado passa a ter um papel mais ativo na economia, não se restringindo apenas ao setor do café, mas expandindo sua atuação para outras áreas.
- Racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional: sugere que houve uma tentativa de gerir de forma mais eficiente os recursos que eram importantes no contexto do capitalismo global.
Diante dessas informações, a alternativa C é a que melhor representa o contexto descrito, ao apontar para a "reorientação da política econômica, com maior presença do Estado na economia". Isso reflete um período em que o governo adotou políticas de maior controle e influência na economia, distanciando-se do modelo anterior que era menos interventor.
Portanto, a assertiva correta é a alternativa C, que se alinha com a descrição de um Estado que aumentou sua centralização e interventividade, especialmente no que se refere à economia, após a revolução de 1930.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na época da Crise da Bolsa lá nos EUA, a intervenão do Estado na economia teve um certo auge na época.
c) à reorientação da política econômica, com maior presença do Estado na economia.
CORRETO.
Inaugura-se com a Revolução de 1930 a chamada Era Vargas, período que se caracterizou pela POLÍTICA POPULISTA e pelo FORTALECIMENTO NO PAPEL DO ESTADO. O que vemos após a Revolução de 1930 é a chegada de Getúlio Vagas como um agente político modernizador. Sua transformação não veio ligada a uma ideia de representação dos interesses de uma perspectiva política determinada ou de um grupo social específico que lutava pelo seu lugar nas instâncias de poder. Para Boris Fausto, a revolução possuía como o REARRANJO DA POLÍTICA NACIONAL e MUDANÇAS QUE SE PROCESSAVAM NOS GRUPOS POLÍTICOS NACIONAIS NA DISPUTA PELO PODER, sem privilegiar a conduta de uma ou outra classe social na condução do processo revolucionário. O Estado de Compromisso incorporou a função de intermediador dos interesses de vários grupos sociais que eram atores no cenário político. Do setor agrário exportador, passando pela burguesia industrial e a classe operária, todos eram acolhidos pelo novo Estado, que agia contornando conflitos e recepcionando algumas demandas dos diversos setores econômicos e sociais. É neste contexto que surge o fenômeno do populismo articulado com um Estado presente no cotidiano do conjunto social.
Para Boris Fausto, a Revolução de 1930 seria o resultado do conflito intra-oligárquico fortalecido por movimentos militares dissidentes, que tinham como objetivo golpear a hegemonia da burguesia cafeeira. Ou seja, em virtude da incapacidade das demais frações de classe para assumir o poder de maneira exclusiva, e com o colapso da burguesia do café, abriu-se um vazio de poder, que teria gerado o Estado de Compromisso.
LETRA E - É equivocado afirmar q o Estado de compromisso correspondeu à uma ampla democratização das relações trabalhistas, pois a elaboração das leis trabalhistas atingiram somente a zona urbana, continuando o trabalhador rural sem novos direitos.
"O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado..."
No chamado “Estado de Compromisso”, Getúlio Vargas incorporou a função de intermediador dos interesses dos vários grupos que atuavam na esfera política. Nesse sentido, observamos que os grandes cafeicultores foram atendidos pelo novo governo através do Conselho Nacional do Café, desenvolvido com o propósito de aprimorar as formas de plantio do grão e, principalmente, estabelecer o controle dos preços do produto no mercado externo; também agiu ativamente nos conflitos que marcaram a relação entre os grupos empresariais e a classe operária. Teve a preocupação de fomentar ações que atendiam às demandas da burguesia industrial ao se preocupar com a expansão da indústria de base através do investimento estatal. Por outro lado, agraciava as classes trabalhadoras com direitos e benefícios nunca antes concebidos na lei do país.
Observa-se que de fato houve uma reorientação da política econômica com maior presença do Estado na economia.
Resposta: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo