Muito se ouviu falar no termo “fake news” no ano que passou,...
I. Campanhas de vacinação infantil foram prejudicadas por notícias falsas, gerando, inclusive, a volta de doenças consideradas erradicadas no país, como o Sarampo. II. Após a greve dos caminhoneiros, em maio passado, novos boatos, que apontavam para uma nova greve, levaram muitas pessoas a procurar postos de combustíveis em alguns municípios com medo da falta e do aumento no custo do produto. III. Para elucidar informações recebidas via redes sociais, um dos passos importantes é checar a fonte e a autoria da notícia.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: E
Errei a alternativa 1 , vejamos : "I. Campanhas de vacinação infantil foram prejudicadas por notícias falsas, gerando, inclusive, a volta de doenças consideradas erradicadas no país, como o Sarampo."
Comentário : O compartilhamento de conteúdos na internet pode ter vários efeitos na sociedade, uma vez que é capaz tanto de informar e alertar a população sobre diversos assuntos quanto de trazer muita desinformação por meio de notícias falsas.
Na área da saúde, por exemplo, a divulgação de fake news ocasionou a queda na procura por vacinas e, consequentemente, favoreceu o aumento de casos de doenças que já haviam deixado de ser um problema.
Mesmo com tantos benefícios, a vacinação está sofrendo diversos ataques que têm assombrado a saúde pública brasileira: uma onda de fake news nas redes sociais tem feito com que o uso de vacinas seja contestado, temido e deixado de lado.
As notícias falsas sobre as imunizações são alimentadas pelos movimentos antivacina, que argumentam que o uso dos medicamentos pode trazer outros problemas para a saúde, não respeita a individualidade e a liberdade dos pais ou infringe princípios religiosos.
O crescimento da ideologia antivacina, alimentado pelas fake news nas redes sociais, fez com que diversas doenças que já eram consideradas erradicadas voltassem a aparecer na população brasileira.
Fonte: Estadão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo