Segundo Dalgalarrondo (2000), qual a definição psicológica d...
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A alternativa correta é A.
Vamos entender por que a alternativa A está correta e analisar as demais alternativas para compreender onde elas falham.
Alternativa A: "A soma total das experiências conscientes do indivíduo em determinado momento. Sendo a capacidade do indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer seus objetos."
Esta definição está de acordo com Dalgalarrondo (2000). A consciência, segundo ele, é um estado que permite ao indivíduo ter percepção clara da realidade externa e interna, permitindo a integração das experiências vividas em um dado momento.
Alternativa B: "Estado vigil que, de certa forma, iguala-se à consciência ao grau de clareza do sensório. Sendo o estado de estar acordado, desperto, lúcido. Usado para verificar o nível de consciência."
Esta alternativa confunde o conceito de consciência com o estado de vigília. Embora a vigília seja um aspecto importante da consciência, limitar a definição de consciência apenas ao estado de estar acordado e lúcido não abrange toda a profundidade da definição fornecida por Dalgalarrondo. A consciência envolve a capacidade de perceber e processar a realidade, não apenas estar desperto.
Alternativa C: "A capacidade de tomar ciência e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes à ética. Sendo o atributo do homem desenvolvido e responsável, engajado na dinâmica social de determinada cultura."
Essa definição está mais alinhada com o conceito de consciência moral ou ética, que é um aspecto da consciência, mas não abrange plenamente o que Dalgalarrondo refere como consciência no contexto da psicopatologia. A definição aqui é muito específica e restrita ao campo da ética.
Alternativa D: "É algo passivo, como uma tábula rasa, um papel em branco, no qual os objetos do mundo penetram e imprimem suas marcas, formando as imagens e representações."
Essa alternativa sugere uma visão passiva da consciência, algo que contrasta com a ideia de que a consciência é ativa e interativa. Segundo Dalgalarrondo, a consciência não é simplesmente um receptáculo passivo de impressões, mas sim um agente ativo que processa e dá sentido às experiências.
Alternativa E: "É profundamente ativa, visando ao mundo e produzindo sentido para os objetos que lhe apresentam. Com isso, dirige-se aos objetos de modo ativo e produtivo."
Embora esta alternativa sublinhe a natureza ativa da consciência, ela não é tão completa quanto a definição fornecida na alternativa A. A alternativa E se aproxima de uma definição correta, mas falta a ideia de integração das experiências conscientes em um dado momento, algo essencial segundo Dalgalarrondo.
Portanto, a definição mais adequada e completa segundo Dalgalarrondo (2000) é a alternativa A.
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Segundo Dalgalarrondo, (página 88) 2 edição
A - Consciência psicológica:
A soma total das experiências conscientes do indivíduo em determinado momento. Sendo a capacidade do indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer seus objetos.
B - Definição neuropsicológica:
Estado vigil que, de certa forma, iguala-se à consciência ao grau de clareza do sensório. Sendo o estado de estar acordado, desperto, lúcido. Usado para verificar o nível de consciência.
C - Definição ético - filosófica:
A capacidade de tomar ciência e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes à ética. Sendo o atributo do homem desenvolvido e responsável, engajado na dinâmica social de determinado cultura.
CONSCIÊNCIA (DEFINIÇÃO PSICOLÓGICA): A soma total das experiências conscientes do indivíduo em determinado momento. Sendo a capacidade do indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer seus objetos.
CONSCIÊNCIA (DEFINIÇÃO NEUROPSICOLÓGICA): Estado vígil que, de certa forma, iguala-se à consciência ao grau de clareza do sensório. Sendo o estado de estar acordado, desperto, lúcido. Usado para verificar o nível de consciência.
CONSCIÊNCIA (DEFINIÇÃO ÉTICO-FILOSÓFICA): A capacidade de tomar ciência e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes à ética. Sendo o atributo do homem desenvolvido e responsável, engajado na dinâmica social de determinado cultura.
CONSCIÊNCIA (TEORIA SENSUALISTA-EMPIRISTA): É algo passivo, como uma tábula rasa, um papel em branco, no qual os objetos do mundo penetram e imprimem suas marcas, formando as imagens e representações.
CONSCIÊNCIA (DE ACORDO COM HUSSERL): É profundamente ativa, visando ao mundo e produzindo sentido para os objetos que lhe apresentam. Com isso, dirige-se aos objetos de modo ativo e produtivo.
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