A membrana celular é uma estrutura laminar, composta princip...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1949881 Biologia
A membrana celular é uma estrutura laminar, composta principalmente de lipídeos e proteínas, que define os limites entre a célula e o ambiente extracelular. Ela forma barreiras de permeabilidade seletiva, que regulam a composição molecular e iônica do meio intracelular. Apesar dessas funções, as membranas têm em comum estruturalmente domínios em sua composição. Quais são os domínios na composição da membrana celular? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C. Vamos entender por quê:

A membrana celular, também conhecida como membrana plasmática, é uma estrutura fundamental que define os limites da célula e regula a interação com o ambiente extracelular. A composição básica da membrana celular é um mosaico de lipídeos e proteínas, que juntos formam uma barreira de permeabilidade seletiva.

A estrutura da membrana é descrita pelo modelo do mosaico fluido, onde uma bicamada de lipídeos permite a fluidez e flexibilidade da membrana. Esta bicamada é composta principalmente por fosfolipídios, que possuem duas partes principais: uma cabeça hidrofílica (que atrai água) e duas caudas hidrofóbicas (que repelem água).

Vamos analisar as alternativas:

Alternativa A: "Dois hidrofílicos nas faces externas da membrana, e dois hidrofóbicos no interior dela." Esta alternativa está incorreta porque não há dois domínios hidrofílicos em cada face da membrana. A membrana é composta por uma camada externa hidrofílica e uma camada interna hidrofóbica.

Alternativa B: "Um hidrofílico na face externa da membrana, e dois hidrofóbicos no interior dela." Esta também está incorreta, pois sugere que há dois domínios hidrofóbicos no interior, o que não condiz com a estrutura de uma bicamada lipídica.

Alternativa C: "Dois hidrofílicos nas faces externas da membrana, e um hidrofóbico no interior dela." Esta é a resposta correta. A bicamada lipídica da membrana tem duas faces hidrofílicas voltadas para o meio aquoso (externo e interno) e uma camada interna hidrofóbica formada pelas caudas dos fosfolipídios.

Alternativa D: "Um hidrofílico na face externa da membrana, e um hidrofóbico no interior dela." Esta alternativa está parcialmente correta, mas simplifica demais a estrutura da membrana, ignorando a natureza bicamada dos fosfolipídios.

Alternativa E: "Um hidrofílico na face externa da membrana, e um hidrofílico no interior dela." Esta alternativa é incorreta porque o interior da membrana é hidrofóbico, não hidrofílico.

Assim, a alternativa C é a correta, pois reflete adequadamente a estrutura da membrana celular: duas camadas hidrofílicas externas (uma voltada para o meio extracelular e outra para o meio intracelular) e uma camada hidrofóbica interna, constituída pelas caudas dos fosfolipídios.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e a resolver a questão. Se tiver mais dúvidas, estou aqui para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os domínios das membranas são regiões com características estruturais próprias, distintas do resto da membrana. As balsas lipídicas são um exemplo de um domínio de membrana, as membranas possuem dois hidrofílicos nas faces externas da membrana, e um hidrofóbico no interior dela.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo