Quando um membro foi amputado ou os nervos sensitivos de um ...
Quando um membro foi amputado ou os nervos sensitivos de um membro foram destruídos, em alguns casos, pode ainda estar presente a sensação do membro (membro fantasma) e, às vezes, esta sensação pode ser percebida como uma dor referida no membro que está faltando. Sobre a dor no membro fantasma, considere as afirmativas.
I) É geralmente descrita como sensações de queimação, choque ou de cãibra e podem persistir por muitos anos após a perda do membro.
II) Pode haver alteração na atividade nos neurônios do corno ventral associada com a transmissão da dor. Essa atividade alterada pode surgir como resultado de degeneração aferente induzindo alterações pós-sinápticas nos neurônios do corno ventral.
III) A fonte dessa dor no membro fantasma podem ser as extremidades rompidas dos nervos periféricos que foram cortados durante a amputação ou lesão, e isso pode estabelecer padrões anormais de disparo nas fibras dos nervos periféricos, particularmente dos aferentes nociceptivos, que fazem contato então com centros superiores e são percebidos como sensações de dor surgindo nas áreas que esses nervos antigamente supriam.
IV) Um método de alívio da dor fantasma envolve enganar o sistema nervoso central do paciente permitindo que os pacientes "vejam" o membro fantasma usando um reflexo de espelho de seu membro oposto intato. Quando isso é feito, a manipulação ou movimento do membro intacto é visto no espelho e transposto para o cérebro com respeito ao membro fantasma. Em certas circunstâncias essa simples técnica pode ser usada para remover sensações dolorosas que se originam do membro fantasma.
Estão corretas,