Para um paciente com diarreia e sem sinais de desidratação ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o Plano A de tratamento para diarreia, que é uma abordagem utilizada no manejo domiciliar de pacientes com diarreia, mas sem sinais de desidratação. O foco aqui é identificar cenários em que o paciente deve buscar atendimento médico imediato. A questão pede para reconhecer sintomas que não exigem consulta médica urgente.
Alternativa correta: B - Aumento da diurese
@ O aumento da diurese, ou seja, o aumento na produção de urina, não é tipicamente um sinal de alarme em pacientes com diarreia. Isso é importante porque, em uma situação de diarreia, o corpo ainda pode estar eliminando líquidos por meio da urina, o que não necessariamente indica um agravamento do quadro. Portanto, essa é a única situação listada nas alternativas que não requereria atenção médica urgente.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - Sangue nas fezes: A presença de sangue nas fezes é um sinal de alarme que pode indicar uma infecção mais grave ou uma condição subjacente que precisa de avaliação médica imediata.
C - Piora da diarreia: Se a diarreia piora, isso pode significar que o tratamento domiciliar não está sendo eficaz e que o paciente pode estar em risco de desidratação, necessitando de cuidados médicos.
D - Vômitos repetidos: Vômitos persistentes podem levar a desidratação e dificultar a ingestão de líquidos e alimentos, o que requer avaliação médica para prevenção de complicações.
Esta questão avalia a capacidade de discernir entre sintomas que requerem atenção médica imediata e aqueles que não o fazem. Para resolver questões desse tipo, é útil lembrar dos princípios de sinais de alarme em gastroenterologia e ter uma compreensão clara dos sintomas que indicam complicações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PLANO A
) ADMINISTRAR ZINCO UMA VEZ AO DIA, DURANTE 10 A 14 DIAS: • Até seis (6) meses de idade: 10mg/dia. • Maiores de seis (6) meses de idade: 20mg/dia. IDADE Quantidade de líquidos que devem ser administrados/ingeridos após evacuação diarreica Menores de 1 ano 50-100ml De 1 a 10 anos 100-200ml Maiores de 10 anos Quantidade que o paciente aceitar
PLABO B
ADMINISTRAR SOLUÇÃO DE REIDRATAÇÃO ORAL: • 50 a 100ml/kg para ser administrado no período de 4-6 horas. 2) DURANTE A REIDRATAÇÃO REAVALIAR • Se desaparecerem os sinais de desidratação, utilize o PLANO A. • Se continuar desidratado, indicar a sonda nasogástrica (gastróclise). • Se desidratação grave, seguir o PLANO C. 3) O PLANO B DEVE SER REALIZADO NA UNIDADE DE SAÚDE. OS PACIENTES DEVERÃO PERMANECER NA UNIDADE DE SAÚDE ATÉ A REIDRATAÇÃO COMPLETA
PLANO C
o Fisiológico a 0,9% Iniciar com 20ml/kg de peso. Repetir essa quantidade até que a criança esteja hidratada, reavaliando os sinais clínicos após cada fase de expansão administrada. 30 minutos Para recém-nascidos e cardiopatas graves começar com 10ml/kg de peso. AVALIAR O PACIENTE CONTINUAMENTE FASE RÁPIDA – MAIORES DE 5 ANOS (fase de expansão) SOLUÇÃO VOLUME TOTAL TEMPO DE ADMINISTRAÇÃO 1º Soro Fisiológico a 0,9% 30ml/kg 30 minutos 2º Ringer Lactato ou Solução Polieletrolítica 70ml/kg 2 horas e
FASE DE MANBUTENÇÃO
Soro Glicosado a 5% + Soro Fisiológico a 0,9% na proporção de 4:1 (manutenção) + Peso até 10kg 100ml/kg Peso de 10 a 20kg 1000ml + 50ml/kg de peso que exceder 10kg Peso acima de 20kg 1500ml + 20ml/kg de peso que exceder 20kg Soro Glicosado a 5% + Soro Fisiológico a 0,9% na proporção de 1:1 (reposição) + Iniciar com 50ml/kg/dia. Reavaliar esta quantidade de acordo com as perdas do paciente. KCl a 10% 2ml para cada 100ml de solução da fase de manutenção. AVALIAR O PACIENTE CONTINUAMENTE. SE NÃO HOUVER MELH
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo