Na sentença “O farol está aberto”, usual no português brasi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2595049 Português
Na sentença “O farol está aberto”, usual no português brasileiro, o termo “farol” não se refere a uma estrutura elevada, comumente em formato de torre, com um aparelho óptico de fontes de luz e espelhos, visível a longa distância e que serve como base de auxílio marinho quanto à prestação de socorro, pois referencia o aparelho conhecido como “semáforo”, devido a um
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB B- O que vai caracterizar o farol do contexto como semáforo e não como um farol de auxílio marinho (descrito) é o emprego do adjetivo "aberto" que faz referência ao sujeito "farol"

eu marquei a B, mas alguém pode me explicar o porquê da D estar incorreta?

ADENDO



A - Errada. Essa alternativa diz que "farol" tem um sentido comum a outras palavras, mas isso não é o caso aqui. Ele tem um significado específico.

B - Certa. Quando a frase diz “O farol está aberto”, a palavra “aberto” faz a gente pensar em um semáforo (aquele sinal de trânsito), e não em um farol de barco. A palavra muda o que a gente entende como "farol". É isso que faz a frase fazer sentido.

C - Errada. Essa diz que as palavras estão sendo usadas fora do que o dicionário fala. Não é bem isso. Problema é que a palavra "aberto" muda o sentido do "farol".

D - Errada. Essa opção fala que "aberto" é usado de maneira figurada, mas o foco aqui é na mudança do que "farol" significa, que passa a ser um semáforo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo