A sentença “Nós fala errado porque nós quer, pois, instruído...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2595052 Português
A sentença “Nós fala errado porque nós quer, pois, instruído nós é” indica
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

respondi apenas com base na ironia.

GAB. B - Há a escolha de variação linguística pelo momento do uso o que engloba a ironia;

Variação Diatópica: Refere-se às diferenças linguísticas que ocorrem entre diferentes regiões geográficas. Em outras palavras, é a variação que se dá no uso da língua em diferentes lugares. Por exemplo, o português falado no Brasil pode variar do português falado em Portugal, e dentro do Brasil, existem várias formas de falar dependendo da região (norte, sul, nordeste, etc.). Essas diferenças podem incluir pronúncia, vocabulário e até gramática.

Variação Diafásica: Está relacionada às variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação de comunicação. É a adaptação da linguagem em função da situação em que se encontra o falante, como formalidade, informalidade, ambiente acadêmico, profissional, etc. Por exemplo, você pode usar uma linguagem mais formal em uma apresentação de trabalho e uma linguagem mais casual em uma conversa com amigos.

Variação Diacrônica: Refere-se às mudanças na língua ao longo do tempo. Essa variação é observada quando analisamos como a língua evolui e muda ao longo dos anos, séculos ou até milênios. Por exemplo, o português antigo tinha características diferentes do português moderno, e essas mudanças podem ser vistas em textos históricos e na evolução das normas linguísticas.

Variação Diastrática: Refere-se às diferenças na língua relacionadas a fatores sociais e econômicos dos falantes. Em outras palavras, é a variação linguística que ocorre entre grupos sociais diferentes, como aqueles baseados em classe social, nível educacional, idade, gênero e outras características sociais.

GABARITO B:

Se ele sabe a maneira correta, mas não a faz. Sabe ser formal, mas usa uma comunicação informal, estaremos diante da variação DIFÁSICA + a Ironia do enunciado.

Variação DI(F)ÁS(I)CA: Varia de acordo com o contexto; (F)ormal, (I)nformal.

Variação DIATÓPICA: Varia conforme as Regiões “Sotaques”

Variação DIACRÔNICA: Varia conforme o “tempo” (o nome ajudaa “cronológico”) variação da linguagem em diferentes épocas.

Gabarito B

ADENDO

A - Errada. Falar de "humor por variação diatópica" é sobre como as pessoas falam diferente em lugares diferentes. Mas a frase não tem a ver com isso.

B - Certa. A frase trata-se de uma brincadeira/ironia. "Variação diafásica" é quando você muda a forma de falar dependendo da situação, como ser mais formal ou informal. Aqui, o jeito errado de falar pode ter um tom sarcástico.

C - Errada. Variação diacrônica é sobre como a língua muda com o tempo.

D - Errada. Variação diastrática fala sobre diferenças entre grupos sociais.

Vamos aos conceitos..

Variação diatópica é quando as pessoas falam de forma diferente dependendo do lugar onde estão. Tipo, alguém do Nordeste fala diferente de alguém do Sul. É a regionalidade da língua.

Variação diafásica refere-se ao jeito que mudamos a forma de falar conforme a situação. Por exemplo, você fala de um jeito com os amigos e de outro com o chefe. É sobre ser mais formal ou informal.

Variação diacrônica é sobre como a língua muda ao longo do tempo. É como palavras e expressões evoluem. Por exemplo, palavras que eram usadas há cem anos podem já não ser usadas hoje.

Variação diastrática fala sobre como a fala muda entre diferentes grupos sociais. Por exemplo, a linguagem que um grupo mais jovem usa pode ser bem diferente da de pessoas mais velhas ou de pessoas de diferentes classes sociais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo