Tornou-se comum, no ensino de literatura no Brasil, a discu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - maleáveis e estão em contínua transformação.
A questão aborda a concepção de gêneros do discurso segundo o filósofo russo Mikhail Bakhtin, um tema relevante no ensino de literatura. Bakhtin propõe que os gêneros literários são formas de comunicação verbal que se desenvolvem a partir das necessidades sociais e culturais, portanto, são dinâmicos e se transformam ao longo do tempo.
Justificativa da alternativa correta (D): Os gêneros literários, segundo a teoria de Bakhtin, estão em constante evolução. Eles são maleáveis porque se adaptam às mudanças linguísticas, sociais e culturais, refletindo a diversidade e as transformações da sociedade. Isso significa que eles não são estáticos e podem se modificar com o tempo.
Alternativa A - estáveis mediante as variações linguísticas: Essa alternativa está incorreta porque sugere que os gêneros literários são rígidos e imutáveis perante as variações linguísticas, o que contraria a visão de Bakhtin sobre a adaptabilidade e fluidez dos gêneros.
Alternativa B - complexos em relação aos demais gêneros textuais: Embora os gêneros literários possam ter níveis de complexidade, a questão em análise não trata da comparação de complexidade entre gêneros, mas sim da sua capacidade de transformação e adaptação.
Alternativa C - independentes linguisticamente e não se transformam: Esta é uma afirmação incorreta. Os gêneros literários são interligados com o contexto linguístico e cultural e, exatamente por isso, estão em contínua transformação, acompanhando as mudanças na linguagem e na sociedade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo