As interpretações sobre os fatores determinantes do “milagre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277012 Economia
As interpretações sobre os fatores determinantes do “milagre econômico” encontradas na literatura podem ser divididas em três grandes grupos, não necessariamente excludentes, e que enfatizam:

I. A política econômica do período de 1968 a 1973, com destaque para as políticas monetária e fiscal expansionistas e os incentivos às importações.

II. O ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional; melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato.

III. As reformas institucionais do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), em particular as reformas fiscais/tributárias e financeiras, que teriam criado as condições para a aceleração subsequente do crescimento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão tratando do chamado "milagre econômico brasileiro” ocorrido durante a Ditadura Civil-Militar de 64, tema de Economia Brasileira. Vamos verificar as afirmativas:

I - ERRADA: A partir de 1968 foram adotados sistemas cambiais de minidesvalorizações (crawling peg) a fim de que a inflação vigente (moderada, mas de dois dígitos) não valorizasse o câmbio em termos reais, já que isso prejudicaria a balança comercial ao reduzir as exportações e elevar as importações. De todo modo, embora a política fiscal do "milagre" tenha seguido as orientações anteriores do PAEG (portanto restritiva), o mesmo não ocorreu com a política monetária que se apresentou expansiva.

II - CERTA: Houve forte crescimento das exportações durante o "Milagre" por diversos motivos como a expansão significativa do comércio mundial no período, além da melhora dos termos de troca com a elevação dos preços das commodities exportáveis pelo Brasil. Ainda, houve crédito externo farto e barato de fato, proporcionado pelo mercado de eurodólares;

III - CERTA: No período anterior houve a implementação do PAEG de fato, o qual consistiu em um ajuste ortodoxo e restritivo da economia brasileira, gerando capacidade ociosa expressiva. O "Milagre" pode se utilizar dessa capacidade para promover crescimento sem sobrecarregar a estrutura de oferta, esta capacidade ociosa se reduziu progressivamente até 1973. Ao lado do PAEG, houve a implementação das reformas estruturais também (reformas fiscais/tributárias e financeiras);

Portanto, está correto o que se afirma em II e III, apenas.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. está toda certo, mas erra quando diz sobre incentivo às IMPORTAÇÕES, quando na verdade o incentivo foi às EXPORTAÇÕES

Essa questão requer um toque de sensibilidade pq não podemos esquecer que, apesar de haver a proibição da importações, essa se deu principalmente sobre bens finais de consumo, existindo sim, portanto, uma politica de importação voltada a bens de capital, sobretudo máquinas.

questão complexa, pois houve um incentivo a compra dos bens de capital principalmente através de créditos concedidos pelo BNDE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo