A leishmaniose visceral (LV) é uma doença endêmica no Brasi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052048 Enfermagem
A leishmaniose visceral (LV) é uma doença endêmica no Brasil que ainda se encontra em franca expansão territorial. A transmissão ocorre por meio
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar LT ou cutânea e a leishmaniose visceral LV ou calazar. É transmitida por insetos hematófagos conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. 

No Brasil, a LV inicialmente tinha um caráter eminentemente rural e, mais recentemente, vem se expandindo para as áreas urbanas de médio e grande porte. 

Na área urbana, o cão ( Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. A enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e a infecção em cães tem sido mais prevalente do que no homem. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas (Dusicyon vetulus e Cerdocyon thous) e os marsupiais (Didelphis albiventris). 

Portanto a transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, isso já exclui as alternativas A e C. A transmissão ocorre por meio de picada de mosquito, entao, exclui-se as alternativas D e E. 

Gabarito do Professor: Letra B.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 1. ed., 5. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A leishmaniose visceral é uma doença que ainda está em franca expansão territorial no Brasil e sua transmissão ocorre por meio da picada de flebotomíneos infectados pelo protozoário Leishmania (L.) chagasi, o que faz com que a alternativa B seja a correta. A leishmaniose visceral não é transmitida por contato sexual com indivíduos que estão no período de viremia da doença, contato com outro indivíduo contaminado pelo flebotomíneo, ingestão de carne mal passada de ave doente com leishmaniose visceral ou da picada de carrapato conhecido como carrapato-estrela, cujo pico de reprodução ocorre no verão. É importante que os estudantes que se preparam para concursos públicos estejam cientes dos agentes transmissores das doenças endêmicas em nosso país para que possam atuar de forma eficiente em suas funções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo