Questão 39 À luz do atual regramento constitucional, analis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3081542 Direito Constitucional
Questão 39 À luz do atual regramento constitucional, analise as afirmativas a seguir sobre o Sistema Tributário Nacional.

I. A instituição de Empréstimos Compulsórios cabe apenas à União, e somente em casos específicos. Ainda, sua instituição deve ser efetuada através de Lei Complementar.
II. Não podem os Municípios cobrar taxas de qualquer natureza de empresas públicas controladas pela União sediadas em seus territórios.
III. Os impostos e as taxas poderão ter a mesma base de cálculo; contudo, as alíquotas devem ser diferentes.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Art. 148 da CF: A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios: (i) para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência; e (ii) no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.

II. A imunidade recíproca de impostos (art. 150, VI, a, da CF) é extensiva às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, nos termos do art. 150, § 2º, da CF.

Taxa e impostos são espécies do gênero de tributos (art. 145, da CF). Portanto, há a possibilidade dos Municípios cobrarem taxas de qualquer natureza de empresas públicas controladas pela União sediadas em seus territórios.

III. As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos, conforme determinação expressa do art. 145, § 2º, da CF.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo