O romance Essa terra, de Antônio Torres, publicado pela pri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2595061 Literatura
O romance Essa terra, de Antônio Torres, publicado pela primeira em 1976, narra o conflito entre as expectativas boas quanto ao progresso, sem desconsiderar o modo como o progresso é imposto, muitas vezes por violência. No romance de Antônio Torres, o desfecho da trajetória de Nelo, personagem que voltou para a terra natal, no meio rural, depois de viver por vinte anos em São Paulo, leva a uma série de indagações sobre os processos sociais, notadamente, mediante as relações que envolvem o progresso e a migração do campo para a cidade, que tanto dizem respeito à formação brasileira. Mediante o exposto, a discussão do romance Essa terra muito bem responderia ao princípio VI do artigo 3o do Capítulo II da Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº 1/2021, que diz sobre a “indissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento”, porque leva o alunado a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - refletir sobre a realidade social de origem quanto à vida que tem e a vida que terá no trabalho.

O romance Essa terra de Antônio Torres, publicado em 1976, centra-se no conflito entre as expectativas de progresso e as realidades enfrentadas pela migração do campo para a cidade, refletindo questões sociais que são essenciais para a formação brasileira. O desfecho da trajetória de Nelo, um personagem que retorna à sua terra natal após viver em São Paulo, suscita diversas indagações sobre o impacto social do progresso e da migração.

A questão envolve a compreensão do princípio VI do artigo 3º do Capítulo II da Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº 1/2021, que trata da "indissociabilidade entre educação e prática social". O romance de Torres oferece uma plataforma para que os alunos reflitam sobre as suas realidades sociais e como estas influenciam suas vidas e futuros profissionais. Assim, a alternativa correta, B, é aquela que melhor responde a essa ideia ao sugerir que o aluno deve refletir sobre a realidade social de origem e sua relação com o futuro no trabalho.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Jamais desprezar o conhecimento que traz previamente para a escola devido ao conhecimento da educação profissional. Esta opção está incorreta porque não captura o foco do romance sobre a reflexão das realidades sociais. Embora a valorização do conhecimento prévio seja importante, o enunciado especificamente direciona para a introspecção e comparação da vida presente com a futura.

C - Não se afastar de suas origens para que a educação profissional o leve de volta a fim de trabalhar em sua comunidade. Essa alternativa está incorreta, pois sugere uma imobilidade em relação às origens, enquanto o romance discute os impactos e as transformações decorrentes da migração e do progresso.

D - Discutir sobre a realidade em geral pela experiência do vivido à parte do conhecimento que é transmitido pela escola. Esta alternativa está errada porque propõe uma discussão separada do conhecimento escolar, enquanto o princípio enfatiza a integração entre prática social e educação.

O romance de Antônio Torres se alinha ao princípio educacional ao promover uma reflexão crítica sobre a relação entre o contexto social de cada aluno e o processo de ensino-aprendizagem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo