A dislipidemia pode ser primária ou secundária. As formas p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645430 Farmácia
A dislipidemia pode ser primária ou secundária. As formas primárias ocorrem por uma combinação de dieta e genética. As formas secundárias são consequência de outras condições, como diabetes melito, alcoolismo, hipotireoidismo e até uso de alguns medicamentos. Para o tratamento de ambas as formas são necessárias condutas farmacológicas e não farmacológicas.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Fármacos como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores da protease (usados no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana) podem induzir a forma secundária de dislipidemia.

Tema Central: A questão aborda o tema da dislipidemia, especificamente suas formas secundárias e o impacto de certas medicações sobre essa condição. Para responder corretamente, é necessário entender como diferentes medicamentos podem induzir dislipidemia secundária e conhecer as classes de fármacos utilizados para tratar essa condição.

Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa C está correta porque realmente alguns medicamentos, como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores da protease, são conhecidos por poderem induzir formas secundárias de dislipidemia. Isso acontece porque essas substâncias podem alterar o metabolismo dos lipídios no organismo, levando a alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta pois afirma que os medicamentos listados não têm a capacidade de induzir dislipidemia secundária, o que é errado conforme explicado anteriormente.

B - Nesta afirmativa, a informação sobre a administração das estatinas está correta (devem ser tomadas à noite), porém a descrição de "ação rápida" é imprecisa. As estatinas têm um efeito que se acumula com o tempo e não é instantâneo.

D - A ideia de "ação prolongada" reforça um equívoco em relação ao efeito imediato das estatinas. Embora devam ser tomadas à noite para coincidir com a produção noturna de colesterol, não é porque têm ação prolongada.

E - Esta alternativa está errada porque os fibratos, como o bezafibrato e o fenofibrato, não são o tratamento de primeira escolha para a redução do LDL-colesterol, sendo as estatinas geralmente a primeira escolha para este propósito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Fármacos como a isotretinoína, a ciclosporina, o tamoxifeno e os inibidores da protease (usados no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana) não possuem a capacidade de induzir a forma secundária de dislipidemia. INDUZEM A FORMA SECUNDARIA DE DISLIPIDEMIA.

B) A sinvastatina, a lovastatina e a rosuvastatina são fármacos da classe das estatinas utilizadas como agentes redutores de lipídeos. Atuam como inibidores da HMG-CoA redutase com ação rápida e por isso devem ser administradas por via oral à noite, antes de dormir. ROSUVASTATIVA TEM AÇÃO LONGA.

C) CORRETA.

D) A sinvastatina, a lovastatina e a rosuvastatina são fármacos da classe das estatinas utilizadas como agentes redutores de lipídeos. Atuam como inibidores da HMG-CoA redutase com ação prolongada e por isso devem ser administradas por via oral à noite, antes de dormir. SINVASTATINA E LOVASTATINA TÊM AÇÃO CURTA.

E) Os fármacos da classe dos fibratos (bezafibrato e fenofibrato) são o tratamento de primeira escolha para a redução do LDL-colesterol. OS FÁRMACOS DA CLASSE DAS ESTATINAS SÃO A PRIMEIRA ESCOLHA PARA REDUÇÃO DO LDL - COLESTEROL, OS FIBRATOS SÃO UTILIZADOS PARA TRATAMENTO DE TRIGLICERIDEMIA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo