A morte do emissor, possibilidade associada a estudos sobre ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E.
O tema da questão aborda a mudança no papel do emissor no contexto da Internet, uma vez que a rede permite a todos serem criadores e disseminadores de conteúdo. Este conceito se relaciona com a teoria da "morte do emissor", que sugere que, na era digital, a distinção entre quem emite e quem recebe informações se torna difusa.
A alternativa E é a correta porque reflete a ideia de que, na Internet, todos são potencialmente emissores. Com a democratização dos meios de produção e disseminação de conteúdo, qualquer indivíduo conectado pode criar e compartilhar informações. Isso dilui a figura tradicional do emissor, que antes era restrita a entidades específicas como jornalistas, escritores e especialistas.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - na Internet, não há conteúdos originais.
Essa afirmação é incorreta, pois a Internet é um vasto repositório de conteúdos originais, criados diariamente por milhões de pessoas e entidades.
B - o indivíduo conectado à Internet é passivo.
Esta alternativa está errada, pois uma das características da Internet é justamente a interatividade. Os indivíduos não são apenas consumidores de conteúdo, mas também criadores e participantes ativos.
C - o tempo real inviabiliza a figura do emissor.
Embora a comunicação em tempo real seja uma característica da Internet, isso não inviabiliza a figura do emissor. Ao contrário, pode até fortalecer a presença de emissores ao permitir respostas e interações imediatas.
D - a Internet uniformiza a recepção.
Essa alternativa é incorreta porque a Internet permite uma recepção extremamente segmentada e personalizada. Os algoritmos e as preferências dos usuários garantem que o conteúdo seja direcionado a públicos específicos, longe de qualquer uniformização.
Portanto, a alternativa E é a que melhor resume a transformação do papel do emissor no contexto digital, destacando que a Internet possibilita que todos sejam emissores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Noção de comunicação many-to-many que ganhou força com a Web 2.0, em que múltiplos usuários podem interagir entre si de forma bidirecional, criando e compartilhando conteúdo em plataformas online. Isso contrasta com a comunicação one-to-many da Web 1.0, onde a informação era predominantemente distribuída de uma única fonte (ou de pouquíssimas fontes) para uma audiência passiva. Com a ascensão da Web 2.0, as redes sociais, fóruns e outras plataformas permitiram que os usuários se tornassem produtores e consumidores de conteúdo simultaneamente, resultando em uma troca mais dinâmica e descentralizada de informações, por isso todos são emissores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo