ILNP, feminina, 40 anos, com nódulo tireoide observado em U...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1654623 Medicina
ILNP, feminina, 40 anos, com nódulo tireoide observado em US solicitado no check up do trabalho. Assintomática. Sem comorbidades. Ultrassonografia (USG) de tireoide: NÓDULO SÓLIDO 0,5 cm, hipoecoico, CONTORNO IRREGULAR e com microcalcificações. Dois linfonodos suspeitos em região cervical anterior. O próximo passo na condução deste caso é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão apresentada, é necessário ter conhecimento sobre a avaliação e manejo de nódulos tireoidianos, além de entender algumas características ultrassonográficas que indicam um maior risco de malignidade. A questão envolve a identificação do próximo passo mais apropriado no manejo de um nódulo tireoidiano suspeito.

Alternativa Correta: B - PAAF guiado por USG

A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por ultrassonografia é o procedimento adequado para avaliação de nódulos tireoidianos que apresentam características suspeitas de malignidade. No caso descrito, o nódulo é sólido, hipoecoico, com contorno irregular e microcalcificações, além de haver linfonodos suspeitos na região cervical, o que justifica a necessidade de investigação citológica.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Observação clínica-Vigilância ativa – novo USG em 12 meses: Esta alternativa sugere apenas acompanhamento, o que não é apropriado dado as características suspeitas do nódulo observadas no ultrassom.

C - Tireoidectomia total e ressecção linfonodal de todas cadeias cervicais profilaticamente: Esta é uma abordagem agressiva e invasiva que não é indicada antes de confirmar malignidade por meio de uma PAAF.

D - Iniciar Levotiroxina para supressão do nódulo: A levotiroxina pode ser utilizada em algumas situações para suprimir o TSH, mas não há evidências de que ela altere a história natural de nódulos tireoidianos suspeitos ou malignos.

E - Indicar dose terapêutica com I131: O tratamento com iodo radioativo é usado principalmente no manejo do hipertireoidismo e em casos de câncer de tireoide após cirurgia, não sendo apropriado como primeira abordagem diagnóstica neste contexto.

É crucial, ao enfrentar questões como esta, focar nas características do nódulo e suas implicações clínicas para determinar a abordagem diagnóstica ou terapêutica mais adequada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No caso descrito, o próximo passo na condução do caso é realizar uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) guiada por ultrassom (USG). Isso é necessário porque o nódulo é sólido, hipoecoico, tem contorno irregular e microcalcificações, o que aumenta a suspeita de câncer de tireoide. Além disso, há linfonodos suspeitos na região cervical anterior, o que também aumenta a suspeita de disseminação para os linfonodos. A PAAF é um procedimento simples e seguro que permite a obtenção de amostras do tecido do nódulo para análise histopatológica e, assim, confirmar ou descartar a suspeita de câncer.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo