Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de J...
A abertura dos portos da América portuguesa às potências amigas foi um dos primeiros atos de D. João VI ao chegar ao Brasil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A chegada da família real portuguesa ao Brasil, especificamente ao Rio de Janeiro, marcou uma série de transformações significativas no contexto econômico e político da colônia. Uma das primeiras medidas adotadas por D. João VI, após sua chegada, foi a abertura dos portos da América Portuguesa. Esta decisão, de fato, permitiu que "as potências amigas" pudessem estabelecer relações comerciais com o Brasil, rompendo assim o antigo sistema de monopólio comercial, onde somente Portugal poderia comercializar com a colônia.
Essa ação foi crucial para a inserção do Brasil no comércio internacional e marcou o início de uma série de reformas que levariam à modernização e à autonomia progressiva do país em relação à metrópole portuguesa. Portanto, a assertiva é correta, confirmada pelo gabarito como 'C'.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D. João VI precisava de comércio.
E bom lembrar que nessa epoca Portugal estava sobre o dominio da França e por isso que os produtos não poderiam sair do Brasil para seguir para Portugal e de la para os devidos destinos, por esse motivo que uma das medidas a ser tomada foi o fato da abertura dos portos para as nações amigas e de acordo com a historia essa foi um das primeiras medidas que posteriormente poderia dar o ar independencia.
A abertura dos portos foi feita por uma condição para a Inglaterra se aliar a Portugal por este não aceitar o "bloqueio continental" decretado pelos franceses. Essa foi uma das primeiras medidas realizadas por Portugal.
Gabarito: Certo.
A 22 de janeiro de 1808, a Nau Príncipe Real, onde o Príncipe Regente D. João encontrava-se embarcado, chegou à Bahia. A 28, D. João proclamava a independência econômica do Brasil com a publicação da famosa carta régia que abriu ao comércio estrangeiro os portos do país;
é pelo em ovo, mas potências amigas pra mim é diferente de nações amigas...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo